Reabilitação urbana é prioridade da CDU/Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 24 set (Lusa) -- O candidato da CDU à Câmara do Porto, Pedro Carvalho, apontou hoje o investimento na reabilitação urbana como uma das suas prioridades, caso vença as eleições de domingo.

"A próxima câmara tem um papel de inversão do atual rumo, porque a continuar neste caminho as comunidades locais que ainda hoje persistem na cidade vão desaparecer e vamos perder a identidade do Porto", disse o candidato comunista durante uma ação de campanha na zona histórica da cidade.

Pedro Carvalho defendeu que tem de haver "uma lógica integrada de reabilitação urbana que tenha em perspetiva não a edificação, não a especulação imobiliária, mas a preservação das comunidades locais, o suprir das carências habitacionais e a criação de um mercado de arrendamento para atrair as pessoas para a cidade, oferecendo-lhes espaços públicos, estacionamento, jardins de proximidade e equipamentos sociais".

"O que está a ser feito nas Cardosas e no Corpo da Guarda mostra, mais uma vez, uma reabilitação urbana que não faz sentido. Esvaziou-se o miolo de um quarteirão, criaram-se casas a preços completamente inacessíveis e está tudo baseado num hotel que hoje está com problemas de taxa de ocupação", disse.

Segundo o candidato, "o que continua a não haver é um plano integrado, não só do ponto de vista do centro histórico como do ponto de vista de cidade. Ou seja, continuamos a olhar para unidades operacionais que fazem o zonamento de determinado tipo de planos urbanísticos sem nenhum tipo de integração e a única preocupação que parece haver é edificar, edificar, edificar e a monocultura do turismo".

"Não queremos um Porto igual à frente ribeirinha de Gaia, não queremos um Porto igual a Matosinhos sul, queremos um Porto que valorize e preserve o seu património humano, o seu património cultural e natural como fonte de vivacidade e fator de diferenciação e de desenvolvimento", sublinhou.

Para Pedro Carvalho, "um Porto vivo, com população residente é um Porto que fomenta a atividade económica, os serviços de proximidade e o comércio. Um Porto assim é também um Porto que gera receita fiscal e com essa receita fiscal a Câmara pode continuar a investir no essencial que é a reabilitação urbana e, sobretudo, a recuperação do centro histórico e de zonas carenciadas da cidade".

Além de Pedro Carvalho, estão na corrida à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente apoiado pelo CDS-PP), Nuno Cardoso (independente), José Soeiro (BE), Costa Pereira (PTP) e José Carlos Santos (PCTP/MRPP).

PM // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".