CDU defende criação de mercado para pequenos produtores de Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 24 set (Lusa) - O candidato da CDU à presidência da Câmara de Viseu, Francisco Almeida, defendeu hoje a criação de um mercado semanal que melhore os rendimentos dos pequenos produtores e, ao mesmo tempo, dinamize o centro histórico da cidade.

Em declarações à agência Lusa, Francisco Almeida considerou que a Câmara tem condições para realizar esse mercado, em colaboração com as juntas de freguesia.

"Basta que a Câmara o autorize num determinado espaço, que poderia ser o Mercado 02 de Maio, e o divulgue via juntas de freguesia. O primeiro e o segundo eram capazes de não ter muita gente, mas depois certamente seria um sucesso", frisou.

Francisco Almeida lembrou que outros concelhos do distrito de Viseu já criaram esses mercados, normalmente aos sábados, onde os pequenos produtores "vão vender o mel, os doces, os queijos e outros produtos genuínos".

Na sua opinião, com estes mercados, "os pequenos produtores das zonas rurais conseguiriam melhorar os seus rendimentos e viver melhor" e, por outro lado, "aquele espaço central da cidade ganharia outra vida".

"Estes mercados seriam até uma forma de lazer, de as pessoas visitarem a zona histórica e, ao mesmo tempo, comprarem coisas baratas e genuínas, que de outra forma não têm saída para o mercado", frisou.

O candidato comunista lembrou que "um pequeno produtor que tem três dúzias de frascos de mel não os consegue colocar à venda num hipermercado".

A dificuldade em vender pequenas quantidades de produtos foi uma das queixas que Francisco Almeida ouviu hoje de manhã, à entrada da feira semanal.

"Já duas ou três pessoas me abordaram e lamentaram que, para venderem qualquer coisa que produzam na terra, têm de ser ir inscrever às Finanças", contou.

Além de Francisco Almeida, concorrem às eleições do próximo domingo Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Hélder Amaral (CDS-PP) e Manuela Antunes (BE).

AMF // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.