CDS defende desagravamento fiscal em Vila Real

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Real, 24 ago (Lusa) -- O candidato do CDS-PP à Câmara de Vila Real, Jorge Pinho, afirmou hoje que quer desagravar os impostos às famílias do concelho para aumentar o rendimento líquido e fortalecer a economia local.

A candidatura do CDS-PP à Câmara de Vila Real andou esta manhã pelo mercado municipal a ouvir as preocupações dos comerciantes e a fazer um apelo ao voto nas eleições de domingo.

Jorge Pinho, que esta manhã contou com o apoio do porta-voz do CDS, João Almeida, distribuiu beijos e abraços, ouviu piropos, e até foi chamado por "Jorginho das feiras", visto que é a terceira vez que, nesta campanha, passa pelo mercado.

O candidato anotou preocupações e críticas e prometeu que, se for eleito, "fará a diferença na câmara municipal".

"Na Assembleia Municipal eu e a Joana trabalhamos mais do que todos os outros. Têm é que nos dar oportunidade agora na câmara", salientou perante uma munícipe que esta manhã andava às compras no mercado.

Jorge Pinho e Joana Rapazote foram deputados municipais no mandato que agora está a terminar.

O candidato acredita que, no domingo, o partido vai conseguir um bom resultado, elegendo um vereador para a Câmara de Vila Real.

"Na rua, no dia-a-dia, percebemos que as pessoas estão descontentes com a gestão desta câmara e o trabalho que o CDS tem feito nestes quatro anos é reconhecido. Vamos ter o prémio do trabalho destes quatro anos", afirmou à agência Lusa.

Hoje estavam poucos comerciantes no mercado e menos clientes ainda. O candidato referiu que o CDS-PP quer ajudar as famílias nesta altura de crise e, por isso, defende um desagravamento fiscal.

Ou seja, defende a devolução de 05% do IRS e a redução do IMI para a taxa mínima de 0,3%.

O CDS-PP acredita que esta medida "é um estímulo fundamental para a fixação da população no concelho e para aumentar o rendimento líquido dos cidadãos, o que também contribui para fortalecer a economia local".

Na agenda da campanha dos populares esteve ainda o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), onde Jorge Pinho reivindica a criação de um conselho consultivo, previsto na lei, e onde a autarquia poderá estar representada.

Em Vila Real concorreram ainda António Carvalho (PSD), Rui Santos (PS), Júlia Violante (CDU) e Rui Cortes (BE).

PLI // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.