PS/Viseu contratualizou prioridades com candidatos às juntas de freguesia

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 24 set (Lusa) - O candidato socialista à presidência da Câmara de Viseu, José Junqueiro, assinou hoje um compromisso com os candidatos às juntas de freguesia do concelho de Viseu, onde figuram as prioridades para os próximos quatro anos.

"Tínhamos assumido como compromisso da campanha contratualizar com as freguesias, antes do ato eleitoral, as prioridades que cada uma desenhou para os próximos quatro anos", explicou.

Durante a cerimónia de contratualização, que decorreu ao final da manhã na sede de campanha socialista, José Junqueiro sublinhou que algumas populações foram prejudicadas nos últimos anos, dando como exemplo Bodiosa e S. Pedro de France, porque a Câmara Municipal não lhes terá dado a possibilidade de fazer as obras necessárias.

"Há um assédio político no final de mandato, em que encostam o presidente de junta contra a parede e, no fundo, assiste-se ao que conhecemos: ou vens connosco ou continuas a não ter obras", apontou.

Para o candidato socialista, "trata-se de um grande entorse democrático, transversal a muitos autarcas", que gostariam de contrariar, dando início a um novo ciclo.

"As obras que os próprios candidatos hierarquizaram ficam contratualizadas neste compromisso para quatro anos, acompanhado pelo respetivo envelope financeiro que é o fundo de apoio municipal às freguesias", informou.

O antigo secretário de Estado sublinhou, ainda, que todos os presidentes de junta saberão aquilo que foi contratualizado com cada uma das freguesias, já que vai colocar todos os dados na internet.

"Acaba esse sigilo. Por isso, é também uma questão de transparência, cidadania, fim do assédio político e moral aos autarcas", referiu.

Se for eleito, José Junqueiro promete passar os compromissos assinados hoje para o Plano de Atividades e para o Orçamento da Câmara Municipal.

Nas eleições autárquicas de 29 de setembro vão disputar votos em Viseu, além de José Junqueiro (PS), Almeida Henriques (PSD), Hélder Amaral (CDS-PP), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

CMM // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.