Pais de Gaia admitem fechar portas de escola com falta de funcionários

| Norte
Porto Canal / Agências

Gaia, 24 set (Lusa) -- A Associação de Pais da Escola dos Sentidos (APES), em Gaia, admitiu hoje encerrar os portões do estabelecimento caso até ao fim da semana não entrem ao serviço os assistentes necessários para "o bom funcionamento da escola".

Em declarações à Lusa, Fátima Porto, da APES, vincou que a medida será sempre "de último recurso", mas reconheceu ser uma hipótese se não forem assegurados os funcionários "em falta no primeiro ciclo", ou seja "pelo menos mais duas pessoas, pelos rácios" do Ministério da Educação (ME), a quem na semana passada já foi dirigida uma carta que ficou sem resposta.

"Está em perigo o bom funcionamento da escola. Ainda na semana passada uma criança magoou-se, teve de ser transportada ao hospital na companhia de uma auxiliar e na escola ficou uma funcionária com os 160 alunos do primeiro ciclo. Esta é uma escola enorme, são as auxiliares que têm de assegurar a limpeza e trabalham uma média de dez horas por dia", descreveu a responsável.

De acordo com Fátima Porto, a direção do agrupamento recebeu da Direção Regional de Educação do Norte (DREN) "autorização para [contratar] sete auxiliares para as cinco escolas do primeiro ciclo", mas "o Instituto de Emprego ainda não deu resposta" ao "pedido de colocação feito em finais da semana passada".

O ME foi contactado pela associação de pais "na quarta-feira", mas "até agora não deu resposta", indicou a responsável.

Fátima Porto explica que no primeiro ciclo da Escola dos Santos estão neste momento ao serviço "duas auxiliares" e dois funcionários em serviço por turnos num dos dois portões.

"A outra portaria é garantia pela diretora da escola", observou.

A APES assegura que no jardim-de-infância do estabelecimento, onde funcionam seis salas para crianças dos três aos cinco anos, os funcionários, assegurados pela Câmara de Gaia, são os necessários.

A Escola Básica Prof. Doutor Marques dos Santos, conhecida como Escola dos Sentidos, é o novo polo escolar da Serra do Pilar, em Gaia, tendo entrado em funcionamento no anterior ano letivo.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.