BE entrega hoje no parlamento pedido de participação judicial contra Machete

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 set (Lusa) -- O Bloco de Esquerda entrega hoje à presidente da Assembleia da República um requerimento a pedir que o parlamento faça uma participação à Procuradoria-Geral da República contra o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, confirmou o partido à Lusa.

O site do semanário Expresso avançou na segunda-feira à noite que em causa "está o facto de Machete ter, em 2008, enviado uma carta aos deputados na qual garantia que nunca teve ações da Sociedade Lusa de Negócios", conforme o jornal revelou na edição em papel de sábado.

Fonte oficial do BE confirmou à Lusa que o coordenador do BE, João Semedo, será recebido às 12:00 de hoje pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, a quem vai pedir que o parlamento desencadeie os procedimentos legais contra o ministro dos Negócios Estrangeiros.

No sábado, João Semedo já tinha pedido a demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, por este ter alegadamente mentido ao parlamento em 2008.

Em conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa, o coordenador do BE apresentou uma carta de 2008 do agora ministro em que este revelava que nunca tinha sido acionista da SLN, ex-dona do BPN, o que, disse o bloquista, se sabe hoje que "é uma redonda mentira".

Nesse dia, João Semedo afirmou que a "prova documental e irrefutável" apresentada naquele dia deveria resultar em consequências do foro político e a que o parlamento não poderia ficar indiferente.

"A Procuradoria-Geral da República (PGR) é quem lida com estes casos. O parlamento deve apresentar queixa à PGR e se o parlamento não o fizer, nós não deixaremos que o parlamento deixe de o fazer", declarou.

Rui Machete admitiu que cometeu uma "incorreção factual" ao escrever, na carta de 2008, nunca ter tido ações da Sociedade Lusa de Negócios, mas disse não haver qualquer intenção de o ocultar.

JRS (PPF) // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.