Sobe para 32 número de mortos devido a fortes chuvas no noroeste das Filipinas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Manila, 24 set (Lusa) -- O número de mortos na sequência das fortes chuvas que afetam a província de Zambales, no noroeste das Filipinas, subiu hoje para 32, informou a imprensa local.

As autoridades filipinas deram conta do registo de 18 vítimas mortais na localidade de Subic, de sete em Castillejos, quatro em San Marcelino e três em Olongapo, a maioria das quais causadas pelos deslizamentos de terra desencadeados pela intempérie, indicou o portal noticioso "Rappler".

As trombas de água também deixaram alagados vários distritos de Subic, situada na ilha de Luzon, a cerca de 80 quilómetros a noroeste de Manila, e outras quatro cidades da vizinha província de Bataan.

Equipas de resgate de províncias vizinhas, como Bulacan, e membros do departamento para o Desenvolvimento, de Manila, também se deslocaram para Zambales para ajudar nas operações de busca pelos desaparecidos.

O presidente da localidade de Subic, Jun Khonghun, indicou, esta segunda-feira, segundo declarações citadas pela EFe, que os acessos por terra se encontram cortados e que cerca de 160 mil pessoas ficaram isoladas.

"Pedimos para que nos enviem equipas de resgate, escavadoras e bens de primeira necessidade, bem como barcos insufláveis", afirmou Jun Khonghun, ao dar conta de que quatro rios que atravessam a zona transbordaram.

A desflorestação, a proliferação da atividade mineira ilegal, a escassez de infraestruturas e a pobreza agravam os efeitos devastadores das intensas chuvas e dos frequentes tufões que afetam o arquipélago durante a época de monção.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.