CDU ameaçou abandonar Assembleia Municipal do Porto em protesto contra Rui Rio

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 24 set (Lusa) - A CDU ameaçou abandonar a última sessão da Assembleia Municipal do Porto deste mandato autárquico, porque Rui Rio considerou "dispensável, no atual contexto, fazer uma intervenção política" sobre a sua obra.

A polémica instalou-se no ponto sobre a informação do presidente acerca da atividade e da situação financeira municipal, que, por norma, ocorre todos os trimestres e que costuma ser o último da ordem de trabalhos.

No entanto, os partidos concordaram, desta vez, que esse ponto devia ser o primeiro, mas, aparentemente, ninguém esperava o que Rui Rio propôs: os deputados municipais faziam-lhe perguntas e ele respondia. A tradição é ao contrário: o presidente intervém e os partidos colocam-lhe questões sobre os temas por ele focados e outros.

"O que vou dizer os senhores sabem, mas se quiserem ser masoquistas eu conto a história desde o princípio e incluo os últimos três meses", disse o presidente da Câmara que, em breve, cessa funções, dado que atinge três mandatos consecutivos e, por isso, não se pode recandidatar.

A CDU, principalmente, e o Bloco de Esquerda reagiram com grande incomodidade, alegando que o presidente pretendeu quebrar uma regra e impor outra.

O socialista Tiago Barbosa Ribeiro recordou estar em curso uma campanha eleitoral, mas defendeu que o debate sobre esse ponto devia ser "como sempre decorreu".

"Seria péssimo que o que ficasse desta assembleia fosse uma discussão tão vazia como esta. Foi-nos remetido muita informação que estamos aqui para apreciar", referiu, por ser lado, o social-democrata Paulo Rios.

A CDU salientou que "seria a primeira vez, numa reunião ordinária, que o presidente tem de prestar contas e não presta".

"Há primeiras vezes muitas vezes na vida", replicou o presidente da Assembleia Municipal em exercício, Miguel Leite Pereira, salientando que "a mesa não dispõe de poder de coagir seja quem for para intervir".

Rio repetiu: "Não estou a dizer que não falo".

"Se quisermos ser exatos, a Câmara Municipal distribuiu-nos não sei quantos relatórios com informação sobre a atividade do município e sobre os quis devíamos estar aptos a pôr perguntas", acrescentou o também socialista Gustavo Pimenta.

O mesmo deputado reconheceu que a "tradição", neste ponto concreto, é o presidente intervir em primeiro lugar e prestar informações sobre a atividade e as finanças municipais, "como sempre fez".

A CDU pediu então uma interrupção dos trabalhos durante "cinco minutos".

No regresso, Artur Ribeiro começou por acusar Rui Rio de querer "impor regras novas a oito dias de abandonar a cidade" e anunciou que os quatro deputados da CDU iam retirar-se da sala e abandonar a última reunião do mandato.

"Portanto, nós vamos sair, muito boa noite", terminou.

Miguel Pereira Leite, porém, pediu a Artur Ribeiro que esperasse um pouco e, por fim, o PSD, o PS e o CDS apelaram a Rio para que fizesse a intervenção inicial.

Gustavo Pimenta criticou a CDU pela sua "atitude radical", referindo, contudo, que a ausência desta força política "empobrece o debate".

A discussão em volta desta questão durou cerca de 45 minutos e Rio falou depois outros tantos.

AYM // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.