Ajuda externa até podia ser chamada "pífaro" - Jerónimo de Sousa

| Política
Porto Canal / Agências

Guimarães, 24 set (Lusa) - O secretário-geral do PCP reforçou na segunda-feira a necessidade de "rasgar" o acordo de auxílio económico-financeiro, ao qual, no seu entender, até se pode chamar "pífaro", e promoveu a ideia de aumentar os rendimentos dos portugueses.

"Chamem-lhe segundo resgate, programa cautelar, chamem-lhe um pífaro se quiserem, porque o que querem é manter o país na cadeia, impedir a sua libertação, o seu desenvolvimento e crescimento, visando apenas o empobrecimento de Portugal", afirmou Jerónimo de Sousa num comício noturno, em Guimarães, no âmbito da campanha eleitoral para as autárquicas do dia 29.

Na quarta-feira passada, grupo parlamentar comunista apresentou na Assembleia da República um projeto de resolução visando o aumento imediato do salário mínimo nacional para 515 euros e uma subida progressiva até aos 600 euros no final de 2014.

"Insaciáveis, ainda buscam roubar mais nos salários e pensões de reforma. Se não os pomos a andar - ao FMI [Fundo Monetário Internacional], à 'troika', ao Governo e aos que têm apoiado e apoiam a política de direita -, eles põem o país a pão e laranja", disse.

Citando o poema de António Gedeão, celebrizado por Manuel Freire, Jerónimo de Sousa declarou que os militantes e apoiantes "sabem que o sonho comanda a vida".

"Vocês são herdeiros desse poema, que isto hoje é assim, mas há de mudar, com a luta, com a força, com a confiança, com a esperança neste Portugal de desenvolvimento e progresso. Viva o povo português, viva Portugal, viva a CDU", concluiu, no concelho "berço da nação".

HPG // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.