Petição pede o fim de anúncios de venda de animais

Petição pede o fim de anúncios de venda de animais
| País
Porto Canal (DYS)

O Movimento Movido a 4 patas e o Grupo Garra criaram uma petição com o objetivo de terminar com os anúncios de venda de animais em sites como o OLX, Custo Justo, entre outros.

Este tipo de venda está a ser posta em causa devido aos “anúncios escandalosos de venda de animais sem qualquer cuidado, ou trocas destes por objectos”, alegam as duas organizações.

Ao que a petição indica, os animais domésticos vendidos nestas plataformas, não são de criadores de referência, mas de pessoas que fazem criações sem quaisquer condições de higiene e saúde, vendendo animais vítimas de maus tratos, que vivem em condições precárias, sem estarem desparasitados ou vacinados, tornando-se assim, foco de doenças.

“Esta petição [pretende] que esta matéria seja legislada”, lê-se na petição. “Estas plataformas da internet admitem publicações sobre animais onde [estes] são considerados mercadoria, como se de um objecto se tratasse. Apesar de a actual lei não considerar os animais como seres sencientes, merecedores de uma vida digna, é imperiosa uma mudança que passe a respeitar as suas necessidades físicas e comportamentais, de acordo com a espécie”, continua o documento.

“Desta forma, os animais não devem ser alvo de um comércio que não só coloca algumas espécies em risco de extinção, bem como contribui para a proliferação de crimes de maus tratos a animais, sem que as autoridades competentes na matéria possam de alguma forma actuar”, avançam as organizações.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".