Portugal vai vencer "batalha da dívida" com criatividade, coragem e persistência - ministro da Defesa

| Política
Porto Canal / Agências

Trancoso, 29 mai (Lusa) - O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, considerou hoje que Portugal conseguirá vencer a "batalha da dívida" com criatividade, coragem e com persistência, como venceu outras batalhas importantes no passado.

"Para sairmos da crise é bom olharmos para a História, olharmos para os grandes momentos da nossa História, como hoje aqui celebramos, em que outras batalhas pareciam difíceis de serem ultrapassadas e foram ultrapassadas", disse o ministro em Trancoso, onde presidiu às comemorações do 628.º aniversário da Batalha de São Marcos, travada em 1385, entre forças portuguesas e castelhanas.

Segundo Aguiar Branco, "por mais difícil que pareça" hoje o país conseguir vencer a "batalha da dívida", ela "vai ser vencida com criatividade, com coragem, com persistência, porque o exemplo do passado é aquele que está no gene dos portugueses e hoje também".

Disse que também hoje, com "um resgate [financeiro] para fazer" e com a "soberania condicionada por razões de ordem financeira", os bons exemplos do passado são importantes.

"Nós agora, na nossa circunstância, por muitas vezes que nos sintamos numa situação de parecer que nunca mais conseguimos sair destas dificuldades que nos atormentam, eu devo dizer que a História mostra-nos que nós vamos seguramente, também agora, vencer esta batalha", disse no discurso proferido no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Trancoso onde foi recebido pelo executivo municipal liderado por Júlio Sarmento.

"Precisamos de criatividade como no passado, precisamos de atitude como no passado, precisamos de estar unidos como no passado, precisamos de ser persistentes como no passado, e precisamos de ser corajosos e de não desistir como no passado", alertou José Pedro Aguiar Branco.

Disse ainda que marcou hoje presença em Trancoso, nas cerimónias comemorativas da Batalha de São Marcos, por uma razão histórica.

"Dá-nos um bom exemplo de que nós podemos seguir um caminho, que por muito difícil que pareça, tem a probabilidade de ser vitorioso e nós acreditamos que o é e que depende muito de nós que assim seja", justificou José Pedro Aguiar-Branco.

ASR // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".