Demissão de dois generais da polícia grega após assassinato de militante antifascista

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atenas, 23 set (Lusa) -- O comando da polícia grega anunciou hoje a demissão de dois generais da corporação, cinco dias após o assassinato de um músico antifascista por um presumível membro do partido de extrema-direita Aurora Dourada.

Em comunicado, os responsáveis nacionais da polícia grega anunciaram a demissão de dois diretores regionais para o sul e o centro do país, enquanto prossegue um inquérito sobre as eventuais ligações entre membros das forças policiais e a Aurora Dourada.

A direção da polícia anunciou ainda que diversos quadros da polícia na ilha de Evia (norte de Atenas) foram suspensos por não terem ordenado uma investigação à sede local da formação de extrema-direita, situada perto da esquadra da polícia, e para onde terão sido enviadas diversas armas.

O assassinato em 18 de setembro de Pavlos Fyssas, 34 anos, um 'rapper' de extrema-esquerda, por um presumível membro do grupo neonazi, implicou uma série de ações das autoridades contra esta formação que elegeu 18 dos 300 deputados ao parlamento de Atenas nas legislativas de junho de 2012.

Na semana passada os protestos contra o assassinato de Pavlos Fyssas alastraram a diversas cidade do país e registaram-se confrontos entre a polícia e manifestantes.

A Aurora Dourada tem reforçado a sua influência no país num contexto de grave crise económica, baixa de salários, desemprego elevado e crescente descrédito dos partidos tradicionais.

PCR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.