Cervejas artesanais "made in Vila Verde" no mercado a 12 de outubro

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, 23 set (Lusa) - Dois investigadores em Engenharia Biológica da Universidade do Minho lançam a 12 de outubro quatro variedades de cerveja artesanal que eles próprios conceberam e que vão produzir em Vila Verde, tendo já baterias apontadas para a exportação, em 2015.

"Nesta primeira fase, a aposta será o mercado nacional, mas em 2015 queremos já apostar no exterior, sobretudo no mercado da saudade, em países como França, Suíça, Luxemburgo ou Angola", disse hoje à Lusa um dos investigadores.

Segundo Francisco Pereira, a fábrica de cerveja artesanal "FermentUM", está em fase de acabamentos, no centro de Vila Verde, num investimento que, entre obras e equipamento, ascende a 600 mil euros.

"A 12 de outubro, estamos no mercado com as nossas cervejas", garantiu, adiantando que haverá postos de venda em Braga, Porto e Lisboa.

Além de Francisco Pereira e do outro investigador, Filipe Macieira, na fábrica trabalharão mais duas pessoas, um número que "pode aumentar" com a evolução do negócio.

As cervejas serão comercializadas com a marca "Letra", já que a cada variedade corresponderá uma letra do abecedário.

Nesta fase de lançamento, sairão as A, B, C e D, correspondendo a cervejas de trigo, pilsner, preta e ruiva.

A intenção dos promotores é "ir avançando" nas letras, se possível até completar o abecedário.

Francisco Pereira explicou que a cerveja "não é filtrada, ou seja, contém a própria levedura, sendo assim uma fonte de sais minerais, vitaminas e compostos para regulação do nosso organismo".

É 100% natural, não contendo químicos nem conservantes.

"No fundo, é uma cerveja que faz bem à saúde", acrescentou.

Em relação aos preços, garantiu apenas que "serão competitivos com os das cervejas importadas", escusando-se, no entanto, a adiantar valores.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutores distraem-se com despiste em Murça e sofrem acidente no lado oposto da via

Dois despistes estão a cortar vias nos dois sentidos da A4, em Murça, na sequência de dois despistes rodoviários, confirmou ao Porto Canal fonte da concessionária Globalvia Transmontana e fonte do Comando Sub-Regional do Douro, em Vila Real.

Vereador de Matosinhos começa esta quinta-feira a ser julgado por uso pessoal de carro municipal

O vereador da Câmara Municipal de Matosinhos António Correia Pinto começa esta quinta-feira a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, por usar uma viatura municipal em viagens pessoais.

PJ está a investigar esfaqueamento numa estação de metro em Gaia

A investigação dos desacatos ocorridos na quarta-feira à noite na estação de metro General Torres, em Vila Nova de Gaia, que culminaram no esfaqueamento de dois cidadãos, passou para a alçada da Polícia Judiciária, disse esta quinta-feira fonte policial.