Rui Rio fala sobre as finanças do Porto na próxima assembleia municipal

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 22 set (Lusa) - A Assembleia Municipal do Porto reúne na segunda-feira com uma ordem de trabalhos cujo primeiro ponto será para o presidente da Câmara, Rui Rio, dar informações sobre a atividade e da "situação financeira do município".

É convicção quase geral que esta será a última reunião daquele órgão, desde logo porque a ordem de trabalhos aparenta ser pouco polémica.

"Vamos tentar acabar isto na segunda-feira, até por razões de ordem eleitoral", afirmou à agência Lusa do deputado da CDU Artur Ribeiro

O líder do grupo municipal do PSD, Paulo Rios, que não é candidato a um novo mandato, prevê "uma assembleia serena, de fecho de mandato e de ciclo.

Rios, porém, disse que vai fazer "uma avaliação" acerca deste mandato e o socialista Gustavo Pimenta adiantou que também pondera fazer "uma apreciação crítica do que foram os últimos quatro anos de Rui Rio" e da própria assembleia municipal.

O Bloco de Esquerda (BE) tenciona levar "duas moções", uma condenando a intenção governamental de avançar com a "privatização" da transportadora pública STCP e outra sobre o "agravamento da situação social" no concelho.

O deputado bloquista José Castro, que se recandidata a um novo mandato, surgindo em segundo lugar da lista do BE para a assembleia municipal, considera que a privatização da STCP vai "destruir o transporte público".

"Estado é que vai assumir toda a dívida acumulada" por aquela empresa, referiu ainda.

Um dos poucos pontos controversos da agenda é a "proposta de arrendamento do imóvel municipal sito à Rua da Restauração, 252 e Rua Sobre-o-Douro".

"Nem venda nem arrendamento", sustenta José Castro.

O BE entende que "o município podia encontrar um uso para aquele edifício".

A CDU vai-se abster neste ponto e o PS, "provavelmente", também, segundo afirmou Gustavo Pimenta.

"Rentabilizar um espaço que está sem utilidade não é insensato, mas, por outro lado, por que não esperar pelo próximo executivo", salientou o eleito socialista.

A CDU votará contra a proposta de alteração ao Código Regulamentar do Município do Porto" relacionada com a "emissão de licença para inscrição de grafitos".

"Votamos sempre contra o Código enquanto incorporar aquela parte sobre a propaganda política", recorda Artur Ribeiro, remetendo, assim, para uma guerra" que a CDU mantém com a Câmara, acusando esta de restringir a liberdade de expressão.

Os demais pontos da agenda são, para a CDU, pacíficos.

Um ponto consensual é o que propõe a "adesão do Município do Porto à Associação de Judiarias de Portugal - Rotas Sefarad", da qual já fazem parte 18 concelhos.

"A presença de comunidades judaicas no Porto está documentada desde a Idade Média e existem diversos estudos sobre esta matéria", lê-se na proposta.

A cidade conserva "ainda diversos símbolos" dessa presença, "designadamente, uma inscrição hebraica que pertenceu à Sinagoga de Monchique do Porto", erguida no século XIV.

Recorde-se, por fim, que a Assembleia Municipal do Porto terá menos oito deputados no próximo mandato, passando dos atuais 54 para 46, porque a reforma administrativa acabou com oito das 15 freguesias que o concelho tinha.

AYM // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.