Cidadãos por Gaia em caravana automóvel com "mensagem de esperança"

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 21 set (Lusa) -- A candidatura do independente Manuel Vieira Machado andou hoje todo o dia em caravana automóvel por Gaia, procurando chegar a locais menos habituais de campanha e passar "uma mensagem de esperança".

Para o candidato mesmo "andando há cinco anos nisto", esta foi a oportunidade de chegar a sítios onde nunca tinha passado, tentando passar "essencialmente uma mensagem de esperança, que hoje nem há tempo de ouvir as reclamações das pessoas".

Os 12 carros que, segundo o líder do Movimento Cidadãos por Gaia, constituem a caravana vão parando em alguns locais para distribuir balões, porque hoje, afirmou, "é um dia de festa, não é um dia de reclamações, nem ouvi ainda dizer mal dos políticos".

A oito dias das eleições, Manuel Vieira Machado disse que não perde a confiança "de ser eleito, mas tem a consciência que os cidadãos por vezes dizem uma coisa reclamam, reclamam, mas chegam à altura do voto e uns ficam em casa, outros vão para a praia e outros vão votar, olham para o boletim de voto e votam no mesmo de há quatro anos".

"Mas isto é a democracia e nós respeitaremos seja qual for o resultado", acrescentou.

Mesmo assim Viera Machado está convicto que depois do dia 29 "Gaia não será a mesma, porque o Movimento Cidadãos por Gaia tem andado a espalhar esta semente de esperança da sociedade civil, de querer participar" e, ganhe quem ganhar, "vai ficar no crivo dos cidadãos em escrutínio permanente e eles não vão poder andar mais quatro anos a enganar-nos".

O candidato independente voltou ainda a falar da questão da agricultura em Gaia, revoltando-se por um "município com 165 quilómetros quadrados, em que a maioria é rural", só ter "duas freguesias que são elegíveis para efeitos de agroturismo" mas do Proder -- Programa de desenvolvimento Rural, "nem uma".

Caso venha a ser eleito para autarquia, Vieira Machado prometeu que "não vai largar mão da Assembleia da República" para que as freguesias rurais de Gaia possam ser "elegíveis em termos de ProDer".

Além do independente Vieira Machado, estão na corrida autárquica em Vila Nova de Gaia Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

O município é atualmente gerido por Amélia Traça, depois de o social-democrata Luís Filipe Menezes, que se candidata à Câmara do Porto nas eleições de 29 de setembro, ter suspendido o mandato.

DP// ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Confira todos os nomes da mesa da Assembleia da República 

José Pedro Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República (AR), na tarde desta terça-feira, com 160 votos a favor, na sequência de um acordo estabelecido entre o PSD e o PS.

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.