Hélder Amaral quer criar bolsa de mérito desportivo em Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 21 set (Lusa) -- O candidato do CDS/PP à presidência da Câmara de Viseu, Hélder Amaral, prometeu hoje criar uma bolsa de mérito desportivo destinada a praticantes de todas as modalidades, caso seja eleito no próximo dia 29.

"Quero fazer de Viseu uma terra de campeões em várias modalidades. Temos massa humana para isso, está é a faltar incentivo e apoio financeiro e de meios", disse Hélder Amaral à agência Lusa, no final de uma visita ao estádio do clube "Os Repesenses", conhecido pela formação de jovens desportistas e de onde saiu o futebolista Paulo Sousa.

A bolsa teria como objetivo apoiar os atletas financeiramente, para que possam "potenciar as suas aptidões naturais e chegar o mais longe possível", explicou.

"E esperamos que depois saibam retribuir o apoio que a autarquia lhes dá", acrescentou.

Na opinião de Hélder Amaral, "qualquer gasto no desporto não profissional não é um gasto, é um investimento".

Caso o CDS fique a governar a Câmara de Viseu, prometeu fazer "uma aposta fortíssima para aproveitar todas as instalações desportivas que já existem na cidade", cabendo à autarquia ser "um polo agregador de todos os clubes e de todas as instituições desportivas".

O candidato do CDS considerou também que as autarquias deveriam assumir mais competências no desporto escolar, uma vez que "são elas as donas dos equipamentos, dos pavilhões e dos estádios".

"As autarquias limitam-se a fazer jogos desportivos, a ter algumas atividades soltas, mas não têm nenhum fio condutor", lamentou.

Em Viseu, gostaria de "ter um plano de formação e criar, em colaboração com os clubes, campeonatos regionais para envolver todo o distrito e campeonatos concelhios", em todas as modalidades.

Além de Hélder Amaral, concorrem à presidência da Câmara de Viseu Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

AMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.