Guilherme Aguiar em campanha no "bairro Guilherme Aguiar"

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 21 set (Lusa) -- O candidato independente à Câmara de Vila Nova de Gaia, Guilherme Aguiar, esteve hoje em campanha numa alameda que ostenta o seu nome de família, na freguesia onde foi presidente, com palavras duras para o opositor do PSD.

A ação de campanha estava marcada para o meio da manhã no bairro Mota Amaral, em Arcozelo, mas quando a Lusa questionou a GNR pela localização do empreendimento só conseguiu uma orientação depois dos guardas perceberem que aquele era o "bairro Guilherme Aguiar", como é apelidado.

O bairro social são dois blocos de habitação ladeando a alameda Guilherme Oliveira Aguiar, que o candidato explicou que se tratava do seu avô, presidente de junta em 1938 e, segundo ele, responsável por "cinco casas de habitação social que foram feitas na praia da Aguda, as primeiras na freguesia e provavelmente no concelho de Gaia".

O pai de Guilherme Aguiar foi diretor-geral da maior empresa daquela freguesia e ele mesmo foi ali presidente da junta durante dois mandatos, pelo que classificou aquela visita de "muito gratificante", por estar "em casa".

Ainda antes começar a distribuir canetas e t-shirts, mesmo que alguns moradores ostentassem lenços do Bloco de Esquerda, testemunhos de uma outra campanha, Guilherme Aguiar atacou o "candidato que o PSD apresentou", acusando-o de não ter identidade própria".

Se assim não fosse, sustentou Guilherme Aguiar, "não tinha necessidade de estar sempre a acenar com os candidatos a junta de freguesia e não tinha a necessidade de, como esta semana fez, que me parece uma prova de menoridade e de fraqueza, de ter de distribuir um panfleto com a cara do candidato a vice-presidente, o que é único no país".

Questionado sobre o significado que tinha o aparecimento de diversas candidaturas independentes nestas autárquicas, Guilherme Aguiar, que foi preterido no interior do PSD, considera que "os partidos convenceram-se que os candidatos deveriam ser nomeados pelos comités dos próprios partidos e não pelas pessoas".

"Não foram os cidadãos de Gaia que disseram 'este não é o candidato que nós queremos', foram meia dúzia de dirigentes do partido que olharam para o seu próprio interesse no interior do partido. Eu, no fim desta eleição, aconteça o que acontecer, vou por os nomes às pessoas", avisou Guilherme Aguiar.

Além de Guilherme Aguiar, são candidatos à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, nas eleições de 29 de setembro, Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

DP // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.