Menezes diz que projeto aprovado para Bolhão respeita normas da classificação

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 21 set (Lusa) -- O candidato da coligação PSD/MPT/PPM à Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, reiterou hoje a intenção de manter o Bolhão como "mercado público e tradicional", garantindo que o projeto aprovado respeita as normas da classificação do monumento.

"Não sei o que é que descobriram ontem de especial porque a classificação de interesse como património público existe desde 1997", respondeu Menezes hoje aos jornalistas à margem de uma visita ao Bolhão.

Na sexta-feira, o Governo classificou o Mercado do Bolhão como Monumento de Interesse Público, destacando-o como "um dos espaços coletivos mais emblemáticos da cidade" e encerrando um processo iniciado em 1999.

Questionado sobre as críticas feitas sexta-feira pelo opositor independente Rui Moreira -- que disse que a classificação do Bolhão torna "impossível" a concretização do projeto de Menezes -- o social-democrata reiterou a postura de, desde o primeiro minuto, não criticar os adversários.

"Vou assim até ao fim. Podem-me criticar, podem-me dar caneladas, inventar coisas (...) Para mim, é para os portuenses que eu falo, é projetos que eu tenho mostrado com clareza, com sentido de responsabilidade, sem arrogância, com humildade", disse apenas.

O candidato à Câmara do Porto -- que na visita esteve acompanhado pelo cabeça de lista à Assembleia Municipal e ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco -- enfatizou que o projeto aprovado (pela Câmara e pelo IGESPAR há 13 anos), feito com base na classificação, respeita todas as suas normas.

"Não sei o que é que descobriram ontem. Devem ter descoberto a pólvora", enfatizou.

Menezes recordou que "havia muita gente que queria fazer shoppings e centros comerciais".

"Comigo o Bolhão é mercado público e tradicional, exatamente como foi no passado. (...) Não com 70 vendedores ou 80, mas com 400. Temos de revitalizar o Bolhão", disse.

O social-democrata explica assim que este é o seu modelo para aquele espaço icónico da cidade, adiantando que o "projeto aprovado pode levar uns toquezinhos, umas pequenas alterações".

Considerando que todos são "responsáveis por ter deixado o Bolhão chegar a esta situação", Menezes não escondeu o "incómodo" ao ver passar os turistas naquele espaço tão degradado.

"Tenho dúvidas que qualquer outro candidato seja tão bem recebido como eu fui, mas vale o que vale. Com toda a humildade, vale o que vale", concluiu.

Além de Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), concorrem à Câmara do Porto, Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), Nuno Cardoso (independente), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (Partido Trabalhista Português).

JF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".