Ministro das Finanças diz que será a última vez que se usará dinheiro público para salvar a banca

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 dez (Lusa) - O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou hoje que o processo do Banif será o último em que o atual Governo usará dinheiro público na resolução de um problema do setor da banca em Portugal.

Mário Centeno falava na Assembleia da República, durante o debate da proposta do Governo de Orçamento Retificativo para 2015, no período em que respondia a questões formuladas pelos deputados.

"Posso afirmar que é propósito deste Governo não utilizar mais dinheiro público na solução da banca em Portugal", declarou o titular da pasta das Finanças.

Mário Centeno salientou neste contexto que o Governo "faz uma leitura de inação" do anterior executivo [PSD, CDS-PP] no quadro do programa de ajustamento" da 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional), no que concerne à intervenção no setor financeiro.

"Este Governo já anunciou que irá avançar com uma proposta de alteração da arquitetura de supervisão e de resolução bancária, diploma que em breve será apresentado", completou o membro do executivo.

Em resposta às perguntas do deputado do Bloco de Esquerda Paulo Lino Ascensão sobre as perspetivas de manutenção dos postos de trabalho do Banif, Mário Centeno referiu que as garantias que tem o Governo "são as mesmas que o banco Santander Totta deu no processo de compra".

"Ficarão cerca de mil trabalhadores na órbita do Santander Totta e os outros 600 trabalhadores do Banif serão colocados no veículo de gestão de ativos constituído no âmbito do fundo de resolução", referiu.

O ministro das Finanças fez ainda questão de salientar que no processo Banif "foram esgotados todos os prazos de negociação com as autoridades europeias".

"A proposta de circunscrever o Banif às ilhas era parte da proposta da Comissão Europeia, mas foi rejeitada pelo anterior Governo", acrescentou.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.