Candidato da CDU em Gaia critica "campanhas milionárias"

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 21 set (Lusa) - O candidato da CDU à Câmara de Gaia, Jorge Sarabando, criticou hoje as "campanhas milionárias" de algumas candidaturas e o "aproveitamento político" feito em passeios de idosos.

Apesar de considerar estes passeios "importantes" para a população, Jorge Sarabando afirmou que os mesmos devem ser "contidos, pois são pagos com o erário público".

"Nesta campanha não estamos a ser todos iguais. Ouvimos a população dizer que os políticos são todos iguais, mas a CDU quer dizer que é uma alternativa séria que está preocupada, em primeiro lugar, com as pessoas e em fazer propostas sérias e não em oferecer comícios e porco no espeto. Esse tipo de campanha milionária é demais e indecorosa", disse Jorge Sarabando à agência Lusa.

O candidato da CDU, sem particularizar com nomes ou partidos, referiu-se ainda aos passeios de idosos para os quais "são convidados apenas alguns candidatos", como sendo momentos de "aproveitamento político".

"Estamos contra esses procedimentos. Os passeios são importantes para a população, mas devem ser contidos e respeitados como tal, como passeios, até porque são pagos pelo erário público. A campanha eleitoral milionária é, em temos de crise como a nossa, perdulária", acrescentou o candidato.

Sarabando falava à margem de uma arruada de contacto com a população de Avintes, uma freguesia localizada no extremo de Vila Nova de Gaia que, segundo a candidatura da CDU, tem vindo a ser "muito esquecida" e a sofrer com "muita falta de investimento", quer ao nível da educação e ação social, quer da cultura.

"É urgente fazer em Avintes uma nova centralidade para que a população desta freguesia tenha acesso igual a serviços e ao normal funcionamento quotidiano que têm as restantes freguesias, sobretudo no centro do concelho. Avintes vive um período de estagnação. É necessário reanimar a vida social de Avintes e, para isso, são urgentes investimentos por parte da autarquia e da tutela. A pobreza e a exclusão estão a tomar proporções trágicas", disse Sarabando.

A construção de uma piscina municipal, a reativação da escola da Lavandeira e a finalização das obras do Teatro Almeida e Sousa foram as reivindicações da população que marcaram esta arruada da CDU.

Além de Jorge Sarabando, estão na corrida autárquica em Vila Nova de Gaia Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar e Manuel Vieira Machado (independentes), Eduardo Pereira (BE), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

PYT // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.