Junqueiro ambiciona ver o PS à frente da União de Freguesias de Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 21 set (Lusa) - O candidato socialista à presidência da Câmara de Viseu, José Junqueiro, afirmou hoje ter a ambição de que o partido vença na União de Freguesias de Viseu e conquiste mais freguesias do que há 20 anos.

"Há freguesias que esperamos recuperar nestas eleições e outras em que esperamos ganhar pela primeira vez. É uma grande ambição ganhar a União de Freguesias de Viseu, o que penso que está ao nosso alcance", disse o candidato.

José Junqueiro sublinhou que partindo do centro da cidade de Viseu para a periferia têm bons candidatos a presidentes de junta, o que o leva a esperar bons resultados.

"Há 20 anos teremos ganho nove freguesias e este ano queremos ganhar mais. Estou convencido de que o eleitorado está à procura de mudança", destacou.

A manhã de hoje foi dedicada a ações de rua e visitas a algumas instituições da freguesia de Santos Evos, uma freguesia que já foi socialista.

"Nos contactos que temos tido vemos que as pessoas sentem a necessidade de mudança em Santos Evos. A lista do PS à freguesia é encabeçada por uma mulher, que estou convencido que terá a vitória", afirmou Junqueiro.

Para a tarde de hoje, o candidato socialista tem prevista uma visita à freguesia de Abraveses.

"Também Abraveses já foi do PS e nas próximas eleições vai voltar a ser", referiu.

O antigo secretário de Estado recordou ainda casos em que presidentes de junta socialistas eleitos concorreram quatro anos depois com as cores do PSD, criticando o "assédio político" levado a cabo pelo presidente da Câmara, Fernando Ruas.

"Como se costuma dizer, a carne é fraca e triunfou o assédio político do presidente da Câmara aos presidentes de junta socialistas. Mas, com o PS isso não acontecerá, sejam os presidentes de que partido forem", garantiu.

José Junqueiro explicou que o PS avançou com uma "proposta de contratualização para quatro anos, com o respetivo envelope financeiro".

De acordo com o candidato, "esta é uma garantia escrita e pública que faz com que os futuros presidentes de junta não estejam dependentes de um assédio do presidente da Câmara".

Nas eleições autárquicas de 29 de setembro vão disputar votos em Viseu, além de José Junqueiro (PS), Almeida Henriques (PSD), Hélder Amaral (CDS-PP), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

CMM // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.