Dívida pública desce para 229,3 mil ME de Setembro para Outubro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 dez (Lusa) - A dívida pública desceu para 229.269 milhões de euros em outubro, menos 2.683 milhões de euros do que em setembro deste ano, segundo o Banco de Portugal.

Estes valores referem-se à dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, e foram publicados hoje no Boletim Estatístico pelo banco central.

Já a dívida líquida de depósitos da administração central subiu 1.403 milhões de euros entre setembro e outubro para 213.524 milhões de euros.

Comparando com o final de 2014, os dados referentes a outubro demonstram que a dívida pública aumentou cerca de 3.502 milhões de euros e que a dívida pública excluindo os depósitos aumentou quase 5.328 milhões de euros.

No final do ano passado, a dívida pública fixou-se nos 225.767 milhões de euros e a dívida pública líquida de depósitos da administração central nos 208.196 milhões de euros.

A dívida na ótica de Maastricht é utilizada para medir o nível de endividamento das administrações públicas de um país e o conceito está definido num regulamento de 2009 do Conselho Europeu, relativo à aplicação do protocolo sobre o procedimento relativo dos défices excessivos anexo ao Tratado que institui a Comunidade Europeia.

IM // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.