Pedro Carvalho (CDU) quer alargar rede de hortas urbanas no Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 20 set (Lusa) -- O candidato da CDU à Câmara do Porto, Pedro Carvalho, defendeu hoje a expansão das hortas comunitárias na cidade, sobretudo nos bairros sociais, para criar "mais" espaços verdes e reforçar o apoio social.

"As hortas urbanas e comunitárias são prioritárias, nomeadamente nesta campanha eleitoral, porque é algo que nos está muito próximo. Quando tivemos o pelouro do Ambiente fizemos as duas únicas hortas municipais que existem (...) e o projeto era haver expansão desta rede, mas infelizmente não aconteceu", disse o candidato durante uma visita à Quinta do Mitra, em Campanhã, Porto.

E, acrescentou, "apresentamos propostas de criação de uma rede de hortas urbanas, aprovadas na altura, mas foi mais um daqueles vetos de gaveta e mais nada aconteceu".

Na opinião de Pedro Carvalho, as hortas comunitárias, independentemente dos moldes, são uma resposta social "importante" porque reforçam o espírito comunitário das pessoas, ocupam os seus tempos livres, reduzem os custos com a alimentação, além de terem vantagens ambientais.

Além disso, o candidato da CDU referiu que as hortas têm, também, benefícios para a Câmara do Porto porque ajudam a dar novas valências a espaços verdes, ao mesmo tempo que reduzem os custos de manutenção e conservação para a autarquia porque estão a ser usadas pelas pessoas.

"A constituição de uma horta com 50 talhões não fica muito caro, algo à volta de 10 a 13 mil euros, podendo ser gerida pela câmara ou alguma associação", avançou.

Pedro Carvalho pretende ainda criar uma horta nos 49 bairros sociais existentes na cidade para responder às questões sociais da população "mais fragilizada" e reforçar a sua integração na sociedade.

Para além de Pedro Carvalho, concorrem à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente), Nuno Cardoso (independente), José Soeiro (BE), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

SYF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.