CDU defende preservação e fomento do sector têxtil em Braga

| Política
Porto Canal / Agências

Braga, 20 set (Lusa) - A candidata da CDU à Assembleia Municipal de Braga defendeu hoje ser preciso "preservar e fomentar" o setor têxtil regional realçando haver "soluções locais" para combater o desemprego mas que essa "luta" não se pode "desligar" da política nacional.

Durante uma ação de campanha junto dos trabalhadores de uma empresa têxtil em Braga, a Orfama, Carla Cruz referiu que esta é uma das empresas na qual são "patentes" as consequências das medidas do Governo.

"Estamos numa empresa simbólica, teve recentemente um despedimento coletivo e tem sido sucessivamente alvo desse tipo de processo. É bem patente aqui a aplicação das medidas do Governo e do ataque que o Governo tem feito aos setores tradicionais", apontou.

Segundo lembrou Carla Cruz, o setor dos têxteis é um dos setores "referência" da região mas "já" teve mais "peso" na economia regional.

"É preciso preservar e fomentar este setor", defendeu, lembrando que as políticas de emprego e combate ao desemprego passam pelo Governo central.

"Não podemos desligar da política nacional [o combate ao desemprego] disse, mas, salientou "há soluções locais como a diminuição de taxas municipais".

Carla Cruz explicou ainda a importância deste tipo de ações de campanha.

"Servem para mostrar aos trabalhadores qual é a força politica que neste concelho os defende e que quer na câmara quer na assembleia a CDU fará ações tendentes a preservar o emprego e um emprego com direitos", salientou.

A CDU candidata à sucessão de Mesquita Machado nas eleições de 29 de setembro Carlos Almeida, que terá como adversários Ricardo Rio (Coligação Juntos por Braga PSD/CDS-PP/PPM), Vítor Sousa (PS), Inês Barbosa (Cidadania Em Movimento) e Luís Lima (PCTP/MRPP).

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.