BE/Vila Real quer travar degradação da avenida Carvalho Araújo

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Real, 20 set (Lusa) -- O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Vila Real, Rui Cortes, quer travar a degradação da principal avenida da cidade, a Carvalho Araújo, e exige uma revisão do Plano Diretor Municipal.

"É a avenida central da cidade que vai entrar em degradação muito rápida nos próximos anos", afirmou hoje o cabeça de lista do BE à agência Lusa.

Rui Cortes defendeu uma requalificação desta artéria da cidade, bem como de alguns dos seus edifícios, uma requalificação que disse que "há muito que é adiada".

O BE quer a avenida Carvalho Araújo com mais espaços pedonais, também com mais espaço para as esplanadas, melhores jardins e uma única via de circulação.

O candidato lembrou ainda as propostas bloquistas para instalar uma loja do cidadão no antigo hotel Tocaio e de aproveitar os edifícios do seminários e dos Correios para acolher os centros escolares, em vez de se estarem a fazer estruturas de raiz.

"Era uma maneira de atrair gente, crianças e jovens, dar mais vida para aquela zona", frisou.

Na área urbanística, o BE quer ainda reconverter a antiga zona industrial, que diz estar "profundamente degradada" e onde se localizam a fábrica de cerâmica abandonada ou a adega cooperativa.

Rui Cortes propõe retomar também o projeto de transformar a zona de Tourinhas num parque, o que já estava previsto no Polis projetado para Vila Real.

Do ponto de vista ambiental, o BE defende uma revisão do PDM a nível das áreas previstas para loteamento e do alargamento e criação das áreas industrial e empresarial.

"As áreas de loteamentos que estão previstas no atual PDM indicam que a população de Vila Real vai duplicar nos próximos 10 a 20 anos. É claro que sabemos que o crescimento previsto no concelho para os próximos 10 anos, tempo em vigor do PDM, ronda os 2%", frisou.

Isto tem, na sua opinião, reflexos do ponto de vista ambiental porque uma das áreas que está prevista para a construção de moradias é precisamente a envolvente do Parque Corgo.

"O BE defende a preservação dessa área do Parque Corgo e defende também a sua expansão para sul, como aliás também estava definida no Polis", acrescentou.

Nas eleições de 29 de setembro, Rui Cortes concorre contra António Carvalho (PSD), Rui Santos (PS), Jorge Pinho (CDS-PP) e Júlia Violante (CDU).

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".