Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP) defende união entre Gaia e Porto no turismo

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 20 set (Lusa) -- O candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Vila Nova de Gaia, Carlos Abreu Amorim, defendeu hoje uma política de turismo comum entre Vila Nova de Gaia e o Porto para atrair, durante mais tempo, turistas.

"Há muita gente que gosta de falar, quer antes, quer durante a campanha eleitoral, numa possível fusão Porto/Gaia, mas penso que a questão é completamente deslocada no tempo", disse hoje Carlos Abreu Amorim, durante uma visita à Douro Marina, em Gaia.

E, acrescentou, "ao contrário penso que é útil existir sinergias e economias de escala, sendo o turismo uma dessas áreas preferenciais".

A oferta turística, considerou, tem de ser comum e interligada entre as duas cidades porque o turista estrangeiro que atravessa o Porto não tem a sensação de que está a mudar de município.

Na opinião do candidato da coligação PSD/CDS-PP, a política de turismo não vive isolada e deve interagir com uma política de ambiente para diversificar a oferta e fazer com que o turista fique na região norte mais tempo.

"O turismo é o nosso petróleo porque é uma forma de exportarmos serviços e cada euro que um turista francês, israelita ou norte-americano aqui gaste equivale a um euro de exportação", frisou.

Caso seja eleito a 29 de setembro, Carlos Abreu Amorim quer transformar Gaia numa cidade ambiental de "excelência".

O candidato quer criar condições que propiciem investimento privado, concluindo o parque natural da área metropolitana do Porto - Encostas do Douro -- e fazer um passeio fluvial, à imagem do passeio marítimo, que começa na ponte D. Luís até à zona do Lever.

A política de turismo para Gaia do PSD/CDS-PP, além da sua interligação ao Porto, assenta na criação de condições para a instalação de investimentos privados e, assim, beneficiar a economia local e nacional.

"O turismo de Gaia não são só as Caves do Vinho do Porto, embora sejam muito importantes, tem de ser diversificar a oferta na vertente do lazer, ambiente, cultura e património", sustentou o candidato.

Além de Carlos Abreu Amorim, estão na corrida autárquica em Gaia os candidatos Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

SYF //ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.