Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP) defende união entre Gaia e Porto no turismo

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 20 set (Lusa) -- O candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Vila Nova de Gaia, Carlos Abreu Amorim, defendeu hoje uma política de turismo comum entre Vila Nova de Gaia e o Porto para atrair, durante mais tempo, turistas.

"Há muita gente que gosta de falar, quer antes, quer durante a campanha eleitoral, numa possível fusão Porto/Gaia, mas penso que a questão é completamente deslocada no tempo", disse hoje Carlos Abreu Amorim, durante uma visita à Douro Marina, em Gaia.

E, acrescentou, "ao contrário penso que é útil existir sinergias e economias de escala, sendo o turismo uma dessas áreas preferenciais".

A oferta turística, considerou, tem de ser comum e interligada entre as duas cidades porque o turista estrangeiro que atravessa o Porto não tem a sensação de que está a mudar de município.

Na opinião do candidato da coligação PSD/CDS-PP, a política de turismo não vive isolada e deve interagir com uma política de ambiente para diversificar a oferta e fazer com que o turista fique na região norte mais tempo.

"O turismo é o nosso petróleo porque é uma forma de exportarmos serviços e cada euro que um turista francês, israelita ou norte-americano aqui gaste equivale a um euro de exportação", frisou.

Caso seja eleito a 29 de setembro, Carlos Abreu Amorim quer transformar Gaia numa cidade ambiental de "excelência".

O candidato quer criar condições que propiciem investimento privado, concluindo o parque natural da área metropolitana do Porto - Encostas do Douro -- e fazer um passeio fluvial, à imagem do passeio marítimo, que começa na ponte D. Luís até à zona do Lever.

A política de turismo para Gaia do PSD/CDS-PP, além da sua interligação ao Porto, assenta na criação de condições para a instalação de investimentos privados e, assim, beneficiar a economia local e nacional.

"O turismo de Gaia não são só as Caves do Vinho do Porto, embora sejam muito importantes, tem de ser diversificar a oferta na vertente do lazer, ambiente, cultura e património", sustentou o candidato.

Além de Carlos Abreu Amorim, estão na corrida autárquica em Gaia os candidatos Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

SYF //ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".