PS tem apoio do Bloco, PEV e PAN para reversão faseada dos cortes salariais em 2016

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 dez (Lusa) - O projeto do PS para a reversão faseada dos cortes salariais no setor público em 2016, que será votado na sexta-feira, tem os apoios garantidos do Bloco de Esquerda, Os "Verdes" e PAN (Pessoas Animais Natureza).

Neste ponto, o PCP tem um projeto alternativo ao dos socialistas, prevendo a extinção total dos cortes no mês seguinte à entrada em vigor do Orçamento para 2016, e reservou o seu sentido de voto face ao diploma do PS para a altura das votações.

As deputadas de "os Verdes" Heloísa Apolónia e do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua referiram à agência Lusa que a reversão faseada dos cortes salariais no setor público, com a sua total eliminação no início do último trimestre de 2016, constam das posições conjuntas que ambas as forças políticas assinaram com o PS.

Pelo contrário, no acordo político entre o PCP e o PS, não está previsto qualquer posição concertada sobre esta matéria dos cortes salariais.

Fonte parlamentar disse à Lusa que também o deputado do PAN votará a favor do diploma, o que significa que, ainda que o PCP se abstivesse, o mesmo seria aprovado.

Da fatia de 80 por cento do valor dos cortes salariais ainda a repor aos trabalhadores da administração pública, o PS entende que o ritmo de devolução deverá ser dividido em quatro fases ao longo de 2016, no início de cada trimestre (20 por cento em cada um), até à sua extinção em outubro do próximo ano.

O diploma do PCP prevê a extinção integral dos cortes salariais assim que o Orçamento do Estado do próximo ano seja publicado.

Para o período de transição, entre 1 de janeiro próximo e a entrada em vigor do novo Orçamento, o diploma do PCP prevê a manutenção da situação atual.

Já com o novo Orçamento em vigor, segundo a proposta do PCP, o Governo ficará autorizado "no prazo de 30 dias" a aprovar "as condições de pagamento dos retroativos remuneratórios relativos à diferença entre o montante de 2015 e o valor da respetiva remuneração integral".

PMF/HPG // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.