Moreira diz que governo impede projeto de Menezes para o Bolhão

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 20 set (Lusa) -- O candidato independente à Câmara do Porto Rui Moreira congratulou-se hoje com a classificação do Mercado do Bolhão, que disse tornar "impossível" a concretização do projeto do seu opositor Luís Filipe Menezes para reabilitar aquele espaço.

Rui Moreira realçou ainda que a classificação do Bolhão como monumento de interesse público mostra que "alguém no governo está atento a propostas da sua própria candidatura que desvirtuavam" certos aspetos do Mercado do Bolhão.

"Uma das propostas do Dr. Luís Filipe Menezes era cobrir o mercado do Bolhão. A partir de agora isso será impossível e ainda bem porque nós não queremos estragar o mercado do Bolhão", afirmou o candidato independente durante uma ação de campanha na Rua de Cedofeita, Porto.

O candidato garantiu que o seu programa para o mercado é "absolutamente" compatível com a classificação, assinalando que a mesma "vai garantir que o Bolhão não será desfigurado".

"A proposta que nós apresentámos foi exatamente a de revitalizar o Bolhão, mas dando-lhe a imagem que todos guardamos dele e que queremos ver agora ressuscitada", sublinhou Rui Moreira.

Frisou ainda que a classificação "inviabiliza objetivamente outras propostas que apresentavam coberturas" e aspetos que disse "desde sempre" ter combatido porque iriam "desvirtuar a característica do monumento que diz muito aos portuenses".

Moreira aproveitou a ação para apresentar o seu Plano Mercator para revitalizar o comércio tradicional e que consiste num manual de boas práticas, assumido voluntariamente pelos comerciantes em ligação com o município.

"Os comerciantes que quiserem aderir comprometem-se a (...) um conjunto de normas que serão colocadas", explicou, referindo que os mesmos terão "como contrapartidas benefícios" como acesso a parqueamento, ajuda no vitrinismo e na promoção.

O plano passa ainda pela criação de incentivos à modernização e reabilitação de estabelecimentos comerciais, criação de ruas temáticas e de mercados periódicos, domiciliação de estabelecimentos comerciais e negócios de valor acrescentado, instituição de horários mais flexíveis, instalação no Centro Histórico e na Baixa de projetos âncora, videovigilância, guardas noturnos, entre outros.

Para a revitalização do Mercado do Bolhão, a candidatura de Rui Moreira pretende manter a sua traça e preservar a sua função, com bancas e comércio tradicional, assegurando todas as condições para a permanência dos comerciantes que ali desenvolvem a sua atividade.

No Porto, e para além de Rui Moreira, concorrem à câmara Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Manuel Pizarro (PS), Nuno Cardoso (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.