Paulo Fonseca diz que FC Porto espera "equipa fortíssima" do Estoril 

Paulo Fonseca diz que FC Porto espera "equipa fortíssima" do Estoril 
| FC Porto
Porto Canal

O treinador Paulo Fonseca considerou hoje o Estoril-Praia uma "equipa fortíssima", apesar das saídas de Licá e Carlos Eduardo, pelo que o FC Porto conta domingo com um jogo "difícil" na 5.ª jornada da i Liga de futebol.

Paulo Fonseca, que falava na habitual conferência de imprensa de antevisão do jogo, no Olival, considerou que o Estoril é uma equipa que vale pelo seu todo, tem jogadores na frente muito rápidos, com valor individual, e é forte nas transições.

"O estilo, em termos de ideia de jogo, é semelhante ao da época passada. O Estoril continua forte, como demonstrou quinta-feira com o Sevilha, para a Liga Europa [1-2], e como o tem demonstrado neste início de campeonato", reconheceu o treinador portista.

Paulo Fonseca espera, por isso, um jogo de "grau de dificuldade elevada" na deslocação do líder FC Porto ao "sempre difícil" recinto do europeu Estoril, que segue na quarta posição da I Liga, com menos cinco pontos dos "dragões".

"Vencer é o nosso principal objetivo. Vamos tentar surpreender o Estoril com as nossas armas e aliar um bom jogo ao triunfo", defendeu Paulo Fonseca, reconhecendo que as exibições do FC Porto fora de casa estão ainda longe do pretendido.

O treinador reiterou que quer vencer e dar um bom espetáculo. "Às vezes ganho e não vou satisfeito, mas outras vezes não ganho e vou satisfeito. Nós, treinadores, temos a obrigação de não só vencer, mas também proporcionar um bom espetáculo".

Paulo Fonseca reconheceu que "fora de casa, o FC Porto ainda não realizou uma exibição que tenha sido consistente e ao melhor nível", mas adiantou que os jogos também não têm sido fáceis, como ainda o recente triunfo na visita ao Áustria de Viena (1-0), na jornada inaugural da Liga dos Campeões.

"Os jogos fora de casa podiam ter corrido de outra maneira, mas acredito que existe muito espaço e tempo para a equipa evoluir nesse sentido", referiu Paulo Fonseca, que abordou ainda a questão da realização dos jogos a meio da semana.

Paulo Fonseca é adepto da realização dos jogos com espaços entre eles, contra a teoria de quem defende a sua realização de dois em dois dias, por assim haver mais tempo para treinar, de os preparar convenientemente e cimentar a forma de jogo.

"Não havendo essa possibilidade temos que preparar os jogos da melhor forma possível dentro das circunstâncias existentes", disse Paulo Fonseca, recordando que o jogo do FC Porto a meio da semana, para a Liga dos Campeões, retira tempo de treino.

O treinador portista admite, no entanto, que mais importante do que a questão mental da realização dos jogos a meio da semana, e até porque o Estoril também jogou na quinta-feira, é a capacidade das equipas se regenerarem fisicamente.

Paulo Fonseca garantiu o regresso de Steven Defour ao "onze" e adiantou, sem especificar mais pormenores, que irá apresentar "a melhor equipa possível", tendo já em conta o jogo da próxima sexta-feira com o Vitória de Guimarães, da sexta jornada do campeonato.

O treinador explicou ainda que o sub-rendimento do colombiano Jackson Martinez, apesar dos golos já alcançados, está relacionado com as carências apresentadas pelo FC Porto ao nível do último passe.

"Sinto que apesar dos golos conseguidos e da excelente marca que já alcançou, nem sempre o rendimento de Jackson tem sido uniforme e constante. Há vários fatores que podem pesar, a ida à seleção e não jogar, pode ter tido alguma influência", disse.

Questionado sobre a fraca utilização do argelino Ghilas, Paulo Fonseca explicou que tal se deve apenas a opção.

"Entendemos que ainda não chegou a altura do Ghilas, por força das circunstâncias e alguns jogos por opção minha. O Ghilas já esteve para ir à equipa B, mas só não foi por ter ido à seleção", disse ainda o treinador portista.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.