Guilherme Pinto pede "maioria absoluta" em Matosinhos

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 20 set (Lusa) - O candidato independente à Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, disse hoje estar a trabalhar para conseguir a maioria absoluta, "muito importante" para que a autarquia seja "um fator de desenvolvimento", garantindo ser um "homem de consensos".

O presidente da Câmara de Matosinhos - que se apresenta como independente contra o PS, pelo qual foi eleito nos últimos dois mandatos mas que escolheu António Parada como candidato - começou o quarto dia de campanha com uma visita ao Mercado de Matosinhos.

Determinado a percorrer todas as coxias do mercado e a saudar vendedores e clientes - inclusivamente cumprimentou a mãe de António Parada, que trabalha naquele espaço -, Guilherme Pinto disse a uma das pessoas que o interpelaram durante a visita: "agora estou a tratar da maioria absoluta. Já não estou a tratar da vitória".

No final, questionado sobre esta afirmação pelos jornalistas, o independente disse estar com "uma enorme confiança" no resultado de dia 29, já que tem indicadores que lhe dão "uma vantagem confortável".

"Eu acho que é importante ter uma câmara que possa, tranquilamente, ser um fator de desenvolvimento durante quatro anos e, por isso, a maioria absoluta é muito importante", justificou, considerando que "nas autárquicas vota-se nas pessoas".

O presidente da câmara recandidato considerou, ainda, uma "desculpa de mau pagador" a que foi dada por Parada para justificar a zanga com Guilherme Pinto.

"Quando decidimos como é que íamos governar a câmara durante quatro anos, depois de não termos tido maioria absoluta, ele não estava preocupado com isso. Aliás, ele nunca apareceu a reuniões nenhumas. Só apareceu a essa reunião para fazer questão de ser ele a propor a expulsão do Narciso", acusou.

Interrogado sobre se está disponível para coligações caso não vença com a maioria absoluta que pede, Guilherme Pinto recordou que é "um homem de consensos".

"Já o demonstrei com o dr. José Guilherme Aguiar e demonstrá-lo-ei no futuro se for necessário, mas tenho a certeza que os cidadãos me vão dar maioria absoluta", referiu.

Além de António Parada, Guilherme Pinto e Pedro da Vinha Costa (PSD), concorrem em Matosinhos os candidatos Manuel Maio (CDS-PP), José Pedro Rodrigues (CDU), Fernando Queiroz (Bloco de Esquerda) e Orlando Cruz (PTP).

JF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.