CDS-PP/Viseu promete alargar competências dos presidentes de junta

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 20 set (Lusa) - O candidato do CDS-PP à presidência da Câmara de Viseu, Hélder Amaral, prometeu hoje alargar e reforçar as competências dos presidentes de junta de todas as freguesias do concelho, caso seja eleito a 29 de setembro.

"Há na lei mecanismos de delegação de competências e eu gostava de dar aos presidentes de junta mais competências, responsabilidades e liberdade, pois são quem está mais próximo dos problemas e se dedicam praticamente de forma gratuita, sendo uma espécie de primeiro balcão de atendimento dos seus concidadãos", alegou.

Durante uma visita à freguesia de Santos Evos, Hélder Amaral sublinhou que não pretende que os presidentes de junta do concelho de Viseu sejam políticos amestrados ou políticos de mão estendida, independentemente do partido que representem.

"Quero que tenham competências em políticas de proximidade, na área social, educação, licenciamento, tratamento de espaços públicos, cobrança de algumas taxas e na gestão da floresta. Acho que esse é o caminho para desenvolver as freguesias e dar-lhes identidade", defendeu.

O candidato do CDS-PP apontou o dedo a Almeida Henriques (PSD) por ter vindo prometer um programa de novos povoadores para as freguesias rurais do concelho de Viseu.

"Percebo o choque, o horror, o drama que o candidato Almeida Henriques encontrou nas freguesias, já que é a primeira vez que as visita. Depois de anos a limitar-se a gerir a Assembleia Municipal e a cortar fitas, percebeu como se encontram!", criticou.

Na sua opinião, as pessoas não devem ser obrigadas a morar em lado nenhum, mas antes escolherem onde viver para se sentirem felizes.

"E é feio, mau, chega a ser cruel a forma como o doutor Almeida Henriques se refere ao mandato do doutor Fernando Ruas, trazendo a ideia de um vereador para as freguesias e de repovoamento. Não faz justiça à sua grande obra, porque em todas as freguesias há uma obra do século e nem tudo é tão mau como quer fazer crer", acrescentou.

Além de Hélder Amaral, nas eleições autárquicas de 29 de setembro vão disputar votos em Viseu Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

CMM // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.