Livraria Lello entre 17 edifícios classificados monumentos de interesse público

Livraria Lello entre 17 edifícios classificados monumentos de interesse público
| Norte
Porto Canal

A classificação de monumento de interesse público atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC) a 17 edifícios do país, entre eles a Livraria Lello e Irmão, no Porto, foi hoje publicada no Diário da República (DR).

No DR n.º 182 da série II surgem classificações para monumento ou conjuntos de interesse público nos distritos de Coimbra, Évora, Porto, Viseu, Aveiro, Faro, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Braga e Leiria.

No Porto, além do Mercado do Bolhão, localizado na freguesia de Santo Ildefonso, também foram classificados monumentos de interesse público a Livraria Lello e Irmão, na Rua das Carmelitas, que tem sido considerada uma das mais belas do mundo por várias publicações estrangeiras como o jornal The Guardian e o guia de viagens Lonely Planet.

Em Lisboa, foi classificado o antigo Convento e Igreja do Corpus Christi, na freguesia de São Nicolau, e em Portalegre o Solar dos Simas Cardoso, na Rua Luís José Frade, na freguesia de Cabeço de Vide, concelho de Fronteira.

Coimbra passa a ter classificado o edifício da Estação Nova, na Avenida Emídio Navarro, e no distrito de Évora a Fonte das Bicas, também denominada Fonte Monumental da Praça, na Praça da República, no Alandroal.

No distrito de Viseu é classificada a Casa do Terreiro, jardins envolventes, adega e tulha, na freguesia de São Miguel do Outeiro, concelho de Tondela, e a Casa e capela de José Guilherme Pessoa Pereira, ou Solar dos Seabra Beltrão, jardim e fontanário, na Rua Principal, em Cassurrães, concelho de Mangualde.

Também classificado, no distrito de Aveiro, foi o conjunto constituído pelo Palace Hotel da Curia, Chalet Navega ou Chalet das Rosas, Capela da Senhora do Livramento, Piscina Paraíso, garagem e jardins envolventes, na Avenida dos Plátanos, na Curia, concelho de Anadia.

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Alte, na Rua do Prior, na freguesia de Alte, concelho de Loulé, o conjunto da casa nobre, capela e antigas dependências agrícolas da Horta do Ourives, na freguesia de São Pedro, e o Solar com capela e lagar de azeite na Quinta da Cruz, Alcantarilha, concelho de Silves, todos no distrito de Faro, também foram classificados.

No distrito de Setúbal, foram classificados a Casa do Corpo Santo, no Largo do Corpo Santo, na freguesia de Santa Maria da Graça, e o Palacete de António José Gomes, incluindo o jardim, instalações para animais, cocheira e garagem, no Largo 5 de Outubro, na freguesia de Cova da Piedade, concelho de Almada.

No distrito de Braga, foram classificados a Casa de Pielas, incluindo os jardins e anexos agrícolas, no lugar de Pielas, freguesia de Painzela, concelho de Cabeceiras de Basto, e a Casa de Lamas e Jardins, no lugar de Lamas, freguesia de Alvite, concelho de Cabeceiras de Basto.

O distrito de Leiria passa a ter classificada a Igreja de São Tiago, matriz do Louriçal, no Largo do Prior Campos, Louriçal, freguesia do Louriçal, concelho de Pombal.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.