Fábrica norte-americana prevê pelo menos 630 postos de trabalho em Viana do Castelo

Fábrica norte-americana prevê pelo menos 630 postos de trabalho em Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal

A fábrica que o grupo BorgWarner está a construir em Viana do Castelo deverá empregar pelo menos 630 trabalhadores, disse hoje à Lusa fonte da administração da multinacional norte-americana.

Esta instalação resultará da transferência gradual, até 2015, da produção da atual unidade de Valença para a nova fábrica, que já começou a ser construída no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo.

A administração da multinacional, que produz acessórios para a indústria automóvel, garantiu à Lusa que todos os cerca de 550 postos de trabalho de Valença serão mantidos na fábrica de Viana do Castelo, "incluindo trabalhadores temporários".

Aos trabalhadores que aceitem a mudança para Viana do Castelo a empresa assegurará, gratuitamente, o transporte, numa viagem diária de cerca de 100 quilómetros.

Esta nova fábrica, construída para assegurar a expansão e aumento da capacidade produtiva, representa um investimento de 25 milhões de euros.

A administração da BorgWarner prevê que, além dos atuais postos de trabalho, a força laboral, depois de transferida a produção, deverá aumentar "pelo menos em mais 80 trabalhadores" na fábrica de Viana do Castelo.

"Mas, começando a trabalhar com vários clientes em novos projetos, esperamos que esse número ainda aumente", sublinhou a mesma fonte.

A nova fábrica, que está a ser construída desde agosto, inclui 15.000 metros quadrados de área de produção e um "espaço adjacente para uma futura expansão".

A empresa admite que esta "maior capacidade de produção" permitirá "servir eficientemente os clientes com várias tecnologias ecológicas". Como os radiadores de recirculação dos gases de escape (EGR), tubos EGR e módulos de controlo de velas incandescentes, "tecnologias chave para motores modernos tendo como objetivo a redução das emissões", acrescentou a administração.

A construção da nova fábrica integra a estratégia da BorgWarner de expansão da produção da tecnologia de arranque a frio para motores 'diesel', surgindo também para "satisfazer a crescente procura" de tecnologias EGR.

Aquele grupo é um dos maiores produtores mundiais de acessórios para a indústria automóvel, com 57 fábricas instaladas em 19 países. Trabalha para praticamente todos os grandes construtores automóveis.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.