Gaspar desvaloriza perspectivas negativas da OCDE para Portugal

Gaspar desvaloriza perspectivas negativas da OCDE para Portugal
| Política
Porto Canal

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, desvalorizou hoje as perspetivas da OCDE para Portugal, considerando que apresentam uma "discrepância de algumas décimas" e que devem ser interpretadas no contexto europeu.

Vítor Gaspar, que esteve hoje a explicar o sétimo exame regular da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) na comissão eventual de acompanhamento das medidas do programa de assistência financeira a Portugal, começou por afirmar que as estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estão em linha com as do Governo, uma vez que antecipam a retoma do crescimento em 2014.

"A OCDE teve de fazer as suas previsões com base num conjunto de dados que refletiam hipóteses de política que, dado o facto de estarmos em pleno sétimo exame regular (...), permitem facilmente explicar a discrepância de algumas décimas de ponto percentual, que eu não valorizaria excessivamente", afirmou o governante.

Além disso, Gaspar entende ainda que a revisão em queda das perspetivas macroeconómicas para a economia portuguesa devem ser vistas à luz das estimativas apresentadas para os outros países da zona euro.

"A OCDE faz a revisão, não só das perspetivas para Portugal, como para outros países, sendo que existe um enfraquecimento das perspetivas de crescimento para outros países da área do euro e é nesse contexto que a previsão para Portugal deve ser interpretada", defendeu.

Vítor Gaspar considerou que "a Comissão Europeia é a organização internacional que melhores resultados apresenta, tendo um desempenho significativamente superior ao da OCDE" no que se refere às previsões para a economia portuguesa.

O governante garantiu também que "o cenário macroeconómico do orçamento retificativo [que deverá ser apresentado esta semana] será exatamente o do Documento de Estratégia Orçamental [apresentado no fim de abril]", acrescentando que "esse cenário está consensualizado com as três organizações da 'troika'".

A OCDE espera que a economia portuguesa tenha uma recessão mais profunda este ano, de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB), e que cresça menos em 2014 que o esperado pelo Governo e pela 'troika'.

De acordo com o relatório 'Economic Outlook' hoje divulgado (com as perspetivas globais da instituição, publicado duas vezes por ano), a Organização espera que a recessão seja maior em 0,4 pontos percentuais face à última estimativa do Governo e da 'troika', que previa um recuo de 2,3%.

A organização antecipa também que a economia cresça menos que o esperado em 2014, mesmo após a queda mais profunda este ano, também aqui menos 0,4 pontos percentuais que na estimativa da 'troika' e do Governo.

A OCDE espera um crescimento marginal na ordem dos 0,2%, enquanto o Governo, no Documento de Estratégia Orçamental apresentado no mês passado, previa um crescimento de 0,6%.

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.