Famalicão investe 200 mil euros no reforço de ponte românica

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Famalicão, 20 set (Lusa) - A ponte românica da Lagoncinha, em Lousado, Famalicão, classificada como monumento nacional desde 1943, vai entrar em obras de restauro e consolidação, num investimento que deverá rondar os 200 mil euros, informou hoje fonte municipal.

Segundo a fonte, as obras deverão arrancar em finais deste ano ou inícios de 2014, sendo o investimento suportado pela Câmara de Famalicão.

Os trabalhos incidirão no tratamento e limpeza das cantarias em granito, no restauro e nivelamento do tabuleiro e na consolidação da estrutura do imóvel.

"Neste momento, a ponte apresenta-se num estado razoável, sendo o problema mais delicado a irregularidade do lajedo do tabuleiro, o que leva a infiltrações de água na estrutura", acrescentou a fonte.

A intervenção vai decorrer ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Câmara de Famalicão, a Direção Regional de Cultura do Norte e a Junta de Freguesia de Lousado.

A Direção Regional de Cultura assume a responsabilidade pela elaboração do projeto de reabilitação e do caderno de encargos para a sua execução e o acompanhamento dos procedimentos concursais e da própria empreitada ao nível técnico.

A Câmara compromete-se a financiar a verba necessária à execução da empreitada, enquanto a Junta de Freguesia de Lousado fica também com a responsabilidade de prestar o apoio técnico necessário à execução da mesma.

O presidente da Câmara, Armindo Costa, sublinhou que a obra representa "uma garantia de salvaguarda e valorização de um património histórico de valor inestimável e um dos principais motivos de atracão turística do concelho".

"Com esta intervenção, a ponte da Lagoncinha vai reforçar a sua importância e a sua presença nos roteiros de visita pública do património monumental da Região Norte", acrescentou.

Construída sobre o rio Ave, a ponte da Lagoncinha está localizada no lugar da Garrida, na freguesia de Lousado, sendo atravessada pela Estrada Municipal 508, que liga ao concelho de Santo Tirso.

Apesar da recuperação e reforço desta ponte, a Câmara de Famalicão, bem como as suas congéneres de Santo Tirso e Trofa continuam a defender que é necessário construir uma nova travessia no local, dado trata-se de uma zona fortemente industrializada, com muito trânsito de veículos pesados.

"Foi feito um estudo, mas o projeto nunca avançou, face às dificuldades financeiras do país", disse a mesma fonte.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.