Trabalhadores dos estaleiros de Viana saem à rua a 04 de outubro contra subconcessão

| Norte
Porto Canal

Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) aprovaram hoje a realização de uma manifestação pelas ruas daquela cidade a 04 de outubro, uma das medidas previstas para contestar o concurso da subconcessão da empresa.

A medida foi aprovada hoje por unanimidade, em reunião geral de trabalhadores, e prevê a participação de atuais e antigos operários, familiares e população num desfile pelas ruas da cidade, com partida dos estaleiros às 10:00 de 04 outubro, em direção à Praça da República.

A realização desta jornada de luta, contra o concurso da subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC, foi confirmada no final da reunião realizada na empresa pelo coordenador da União de Sindicatos de Viana do Castelo.

O objetivo, explicou Branco Viana, é "desmascarar" este concurso e os argumentos do Ministério da Defesa Nacional, além de explicar publicamente as consequências desta decisão para a empresa e para os 620 postos de trabalho.

Os trabalhadores, num plenário realizado em conjunto com o movimento sindical, decidiram ainda que todas as quintas-feiras de outubro terão lugar reuniões na empresa para "avaliar" os desenvolvimentos neste processo e definir novas formas de luta.

"Vamos continuar a defender até à exaustão esta empresa, que é estratégica para o país e para a região, e os postos de trabalho", disse, por seu turno, António Costa, coordenador da comissão de trabalhares dos estaleiros.

Todas estas iniciativas, acrescentaram ainda, terão lugar apenas depois das eleições autárquicas, para evitar o "aproveitamento político" deste processo.

O concurso para a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC decorre até às 10:00 do dia 23 de setembro de 2013, data limite para a apresentação de propostas.

Segundo o programa de procedimento, a escolha do vencedor do concurso, já durante o mês de outubro, será feita apenas de acordo com dois critérios de avaliação e respetivos coeficientes de ponderação, ambos de cariz financeiro.

É o caso da renda anual proposta por cada concorrente pelos terrenos e infraestruturas a subconcessionar pela administração dos ENVC até 31 de março de 2031, que terá um peso de 70% na avaliação do júri.

O segundo item da avaliação prevê o pagamento de uma caução, que "não poderá ser inferior a 5% da soma das rendas anuais propostas durante todo o período da subconcessão", equivalente a 209 meses (17,42 anos) e cujo montante proposto representará 30% do peso da avaliação.

Este concurso envolve uma área total de 245.162 metros quadrados, prevendo o "exercício da indústria de construção e reparação de navios, podendo ainda ser utilizada para a instalação de indústria de fabricação de componentes para aerogeradores eólicos e para o exercício da indústria metalomecânica".

Trata-se da solução apresentada como alternativa à investigação da Comissão Europeia às ajudas públicas atribuídas aos ENVC entre 2006 e 2011, já que, segundo o entendimento do Governo, como a empresa não dispõe dos 181 milhões de euros - que terá de devolver ao Estado caso a investigação confirme as suspeitas de violação das regras da concorrência -, isso implica o seu encerramento.

Em paralelo, é lançado o concurso internacional para a subconcessão dos terrenos e infraestruturas atuais, de forma a manter a atividade de construção naval no local.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.