Jorge Sarabando (CDU) considera taxa de desemprego de Gaia "alarmante"

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 19 set (Lusa) - O candidato da CDU à Câmara de Gaia, Jorge Sarabando, classificou hoje a taxa de desemprego como "alarmante", apontando a "atração de investimento privado na indústria produtiva" e a criação de postos de trabalho no setor público como metas.

Após uma ação de contacto com os trabalhadores da Groz-Beckert, fábrica de têxteis e acessórios localizada em Valadares, e antes de iniciar uma caminhada pelo centro de Vila Nova de Gaia para contactar com a população, Jorge Sarabando disse à agência Lusa ter tido conhecimento de que a taxa de desemprego neste concelho aumentou para números "alarmantes".

"Um dos problemas centrais do nosso concelho são as empresas do setor produtivo que vão encerrando umas atrás das outras. Hoje tivemos a notícia de que a PANRICO [empresa de produtos alimentares localizada em Gulpilhares] está em riscos de fechar. São mais cem trabalhadores que vão para o desemprego e essa é uma triste notícia. Do mês de julho para o mês de agosto registaram-se mais 730 desempregos em Gaia", disse o candidato.

Segundo a candidatura da CDU a Gaia, o número de desempregados neste concelho ronda os 34 mil: "Uma taxa que significa que um em cada cinco trabalhadores está desempregado. São dados alarmantes", reforçou Sarabando.

O candidato da CDU avançou que é "urgente" uma "mudança de paradigma relativamente à política de emprego", destacando como prioridade a criação de postos de trabalho no setor público.

A conclusão da extensão do metro a Vila D'Este, a construção de um novo centro hospitalar e a do Centro de Reabilitação de Valadares, bem como a concretização dos centros de saúde de Madalena e de Vilar de Andorinho, foram projetos apontados pela CDU como possíveis geradores de postos de trabalho.

No campo privado, Jorge Sarabando defendeu a criação de um "Gabinete Municipal de Investimento" que ultrapasse as empresas municipais que, considerou o candidato, "persistem sem dar os frutos desejados".

Sarabando quer que a autarquia de Vila Nova de Gaia dê preferência às empresas do setor produtivo, dando o exemplo da indústria transformadora e setores da agricultura e pescas, defendendo a ideia de que "os produtos de maior valor acrescentado geram mais postos de trabalho".

"São estas as condições primordiais para a Câmara poder, depois, atribuir algumas isenções ao nível de Derrama e IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis], saneamento e resíduos sólidos. A agilização dos procedimentos necessários para os licenciamentos também é fundamental", concluiu.

Além de Jorge Sarabando, estão na corrida autárquica em Vila Nova de Gaia Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar e Manuel Vieira Machado (independentes), Eduardo Pereira (BE), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

PYT // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.