CDU/Vila Real quer entreposto para escoar produtos agrícolas

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Real, 19 set (Lusa) -- A candidata da CDU à Câmara de Vila Real, Júlia Violante, defendeu hoje a criação de um entreposto municipal que facilite o escoamento dos produtos agrícolas do concelho, bem como um gabinete de apoio aos jovens agricultores.

A candidatura da CDU reuniu esta tarde com associações de agricultores e de produtores de gado do concelho, para se inteirar dos problemas que afetam o setor neste município, onde se une a agricultura de montanha e a produção de vinho na Região Demarcada do Douro.

"A câmara tem estado de costas voltadas para a agricultura", afirmou a candidata à agência Lusa.

Júlia Violante acrescentou que, nos últimos 20 anos, não se tem visto, por parte do executivo liderado pelo social-democrata Manuel Martins, "qualquer iniciativa que apoio a este setor".

Os agricultores e produtores de gado queixam-se de dificuldades no escoamento dos seus produtos, bem como da burocracia que travou a instalação de muitos projetos agrícolas neste território.

Para inverter esta situação, Júlia Violante quer criar um entreposto municipal que junte todos - a câmara e os agricultores - e que facilite a venda dos produtos agrícolas.

A CDU aproveitou para criticar o "licenciamento desmesurado de grandes superfícies" no concelho, que não se abastecem localmente. Por isso, disse que têm de ser definidas "regras mais restritivas para o licenciamento destas superfícies, bem como para os seus horários de funcionamento".

Depois, defendeu a criação de um gabinete de apoio aos jovens agricultores, que ajude os interessados nas candidaturas aos fundos comunitários, que agilize processos e, assim, ajude a fixar mais pessoas no concelho.

No seio da autarquia, a candidata quer dotar um vereador com funções nesta matéria.

"A agricultura não é uma responsabilidade camarária, no entanto o município pode fazer mais. A nossa câmara não tem tido poder criativo, nem reivindicativo para melhorar as condições dos nossos agricultores", salientou.

Para incentivar a instalação de novas empresas, Júlia Violante frisou a necessidade de reduzir taxas e impostos municipais, bem como acabar com as portagens, que "continuam a estrangular a económica local".

Além de Júlia Violante, candidatam-se à Câmara de Vila Real Rui Cortes (BE), Jorge Pinho (CDS-PP), Rui Santos (PS) e António Carvalho (PSD).

PLI // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.