Cidadãos por Gaia contra lares que se limitam a "armazenar velhos"

| Política
Porto Canal / Agências

Gaia, set (Lusa) -- O candidato independente à Câmara de Vila Nova de Gaia Manuel Vieira Machado criticou hoje os lares de idosos que se limitam a "armazenar velhos", defendendo a criação de recursos e valências que prestem apoio domiciliário à terceira idade.

"Aquilo chama-se armazenar velhos a caminho da morte e pedindo que morram rapidamente para que venham outros", disse à Lusa o candidato do Movimento Cidadãos por Gaia, acrescentando ter conhecimento de um lar em Vila Nova de Gaia com três quartos onde moram "12 a 13 idosos".

O candidato independente disse que o apoio à terceira idade no concelho não deve ser feito através de lares de idosos, defendendo que "só em último caso" as pessoas devem ser retiradas de suas residências".

Vieira Machado considerou que devem ser canalizados recursos humanos e valências que prestem apoio nas residências dos idosos, criticando a empresa municipal Gaiurb (responsável pelo urbanismo e habitação) de funcionar "apenas para a clientela".

Em termos de propostas sociais para Gaia, o Movimento de Cidadãos por Gaia reafirmou que é "necessário fazer uma atualização e fundamentalmente a monitorização do Plano de Desenvolvimento Social do Município (...) que está razoavelmente bem feito (...) mas, tendo dados de 2007, 2008 e alguns de 2009, está completamente desatualizado".

Vieira Machado falava depois de uma visita ao lar juvenil dos Carvalhos, onde ouviu queixas de que "quer a Segurança social quer a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens demoram demasiado tempo a decidir".

"E, normalmente, quando aparecem lá os jovens, é já numa altura, a partir dos 14 ou 15 anos, quando a recuperação (...) começa a ser mais difícil", lamentou.

Além do independente Vieira Machado, estão na corrida autárquica de 29 de setembro em Gaia Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

LIL // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.