Hélder Amaral quer criar Prémio Aquilino Ribeiro em Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 19 set (Lusa) -- O candidato do CDS-PP à presidência da Câmara de Viseu, Hélder Amaral, defendeu hoje a criação do Prémio Aquilino Ribeiro, destinado a jovens escritores da diáspora e do distrito.

Em declarações à agência Lusa junto à escultura de Aquilino Ribeiro, na Rua Formosa, Hélder Amaral disse querer aproveitar o exemplo dado por aquele que considera ser "um dos melhores escritores portugueses" para a estratégia de assumir Viseu como líder da região.

"Quero propor ao Centro de Estudos Aquilino Ribeiro, à Confraria Aquiliniana e às câmaras municipais envolvidas na história e na vida de Aquilino um prémio para jovens escritores da diáspora e do distrito", explicou.

Desta forma, o candidato do CDS-PP considera que Viseu está "a abrir os braços aos outros municípios".

Na opinião de Hélder Amaral, as autarquias devem seguir o exemplo de Aquilino Ribeiro quando escreveu as suas obras.

"Aquilino não escreveu sobre os Pirenéus ou sobre alguma beleza natural que não seja da sua terra. Escreveu sobre Barrelas, a alma beirã e Viseu. Foi talvez o primeiro a olhar para o que estava mais próximo, tirar disso partido, e conseguir ser dos melhores", frisou.

É também essa a estratégia que Viseu deve seguir para ser "um distrito e uma cidade de referência", sublinhou, lembrando o lema do escritor: "Alcança quem não cansa".

Para Hélder Amaral, se não for criado o Prémio Aquilino Ribeiro, é o futuro da sua obra que está em risco.

"Se não incentivarmos que surjam mais Aquilinos Ribeiros, se não conjugarmos esforços para tirarmos do anonimato um conjunto de escritores, não tratamos do futuro desta obra", alertou.

A escultura, que mostra Aquilino Ribeiro sentado na sua secretária a escrever, foi inaugurada na sexta-feira, dia do aniversário do nascimento do escritor.

Além de Hélder Amaral, nas eleições autárquicas de 29 de setembro vão disputar votos em Viseu Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

AMF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.