José Soeiro (BE) contra a privatização dos Transportes Coletivos do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 19 set (Lusa) -- O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara do Porto, José Soeiro, anunciou hoje ser contra a privatização da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) que o Governo PSD/CDS-PP quer levar a cabo até 2014.

Numa ação de campanha frente à Torre das Antas, no Porto, José Soeiro lembrou que as redes de transportes públicos estão a ser desmanteladas com um projeto do Governo PSD/CDS-PP que, até 2014, pretende privatizar estas empresas.

"A STCP é uma operadora pública que tem dos melhores desempenhos em transportes públicos em toda a União Europeia, por isso, precisamos de nos levantar pela sua defesa", afirmou.

Na corrida às autárquicas no Porto, frisou, existem dois candidatos que são apoiados por partidos que querem fazer a privatização da STCP e, considerou, "cada voto no candidato do PSD e no independente apoiado pelo CDS-PP são votos que o Governo vai utilizar para legitimar as suas propostas".

"Era importante saber o que esses candidatos têm a dizer", acrescentou.

"Temos tido no Porto uma direita conivente com o que tem sido o processo de empobrecimento e privatizações que acontecem no país e uma esquerda acomodada", avançou.

José Soeiro defendeu, ainda, que se retome o passe social que foi retirado a "milhares" de idosos, pensionistas e estudantes.

Um dos membros da Comissão de Trabalhadores da STCP, Isaac Fonseca, referiu que a mobilidade dos utentes está a ser "atacada" com a falta de frequência de autocarros na área metropolitana do Porto.

"Vamos notando que há grande interesse por parte da administração da empresa em reduzir, ao máximo, a frequência dos carros para provar que os privados são mais eficazes que nós mas, na verdade, não são. É uma tentativa de privatizar ao desbarato", disse.

Além de José Soeiro, concorrem à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/PPM/MPT), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente), Nuno Cardoso (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

As eleições autárquicas decorrem a 29 de setembro.

SYF // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".