Destino Porto e Norte quer chegar aos sete milhões de turistas em 2020

Destino Porto e Norte quer chegar aos sete milhões de turistas em 2020
| Norte
Porto Canal com Lusa

O destino Porto e Norte quer conquistar mais 30% de turistas até 2020, atingindo os sete milhões de visitantes, e aumentar a estada média para os quatro dias, de acordo com o plano de marketing para esta região.

A Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) desenvolveu uma estratégia de marketing para a região que traça como principais objetivos o aumento da notoriedade do destino, a melhoria dos indicadores do turismo e a redução das assimetrias entre os sub-destinos: Douro, Minho, Porto e Trás-os-Montes.

Hoje, em Vila Real, foi apresentada a estratégia para o Douro e, até 09 de dezembro, serão apresentados os planos para as restantes sub-regiões.

O documento define metas que devem ser alcançadas até 2020, entre as quais se destaca a conquista de mais de 30% de turistas em toda a região, ou seja, atingir a fasquia dos sete milhões de turistas.

Mas, segundo o presidente da TPNP, Melchior Moreira, pretende-se ainda aumentar a estada média dos turistas neste território, que atualmente é de 1.9. A meta é ultrapassar os quatro dias de estadia média até 2020.

A missão é ainda diminuir as assimetrias que se verificam atualmente entre os sub-destinos, fazendo os visitantes viajar pelos quatro territórios, bem como combater a sazonalidade que afeta, por exemplo, o Douro.

Especificamente para o destino duriense, o plano aponta como principais elementos de atratividade o turismo náutico (cruzeiros e passeios no rio Douro), bem como a gastronomia e vinhos (quintas), o turismo cultural e paisagístico e a natureza.

Como produtores complementares são apresentados o turismo religioso, a saúde e bem-estar, o golfe e negócios.

"Para este território temos que apostar naquilo que é verdadeiramente diferenciador e que não é replicável. Existe aqui e não existe em mais nenhuma parte do mundo e é essa especificidade que temos que vender", afirmou Isabel Castro, diretora de operações da TPNP.

E, por exemplo, para minimizar a sazonalidade, a responsável disse que se quer apostar no ciclo da vinha que potencie a vinda dos turistas à região para além da vindima, que é a altura do ano em que mais visitantes passam pelo Douro.

Os mercados prioritários para este sub-destino são Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Holanda, Alemanha, Itália ou Estados Unidos da América.

Os segmentos de mercado que mais procuram este território são casais jovens ou recém-casados (dos 25 aos 35 anos), famílias com filhos menores (25 a 45 anos) e seniores e reformados (mais de 60 anos).

Segundo o plano, as motivações a explorar na captação de turistas para o Douro são a singularidade da paisagem, a riqueza do património edificado e imaterial bem como a gastronomia regional.

Para atingir os objetivos traçados, os agentes do território (privados e municípios) devem apostar na formação profissional, na conservação, recuperação e inovação de infraestruturas de interesse turístico, na promoção dos produtos âncora e na modernização dos centros interpretativos.

Isabel Castro referiu ainda que a estratégia de marketing não é um documento fechado que se se vai ajustando ao que o mercado for ditando.

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, referiu que esta região tem boas acessibilidades, paisagens bonitas, património e boa gastronomia, mas, salientou, falta projetar "tudo isto num contexto internacional" e "partilhar as visitas".

Por exemplo, destacou que é preciso retirar do rio os milhares de turistas que sobem ao Douro para que "conheçam os territórios, visitem, consumam".

No caso de Vila Real, o autarca disse que este concelho precisa de mais unidades hoteleiras e sublinhou que já existem projetos que se poderão concretizar nos próximos anos.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.