Comissário Moedas afirma que Ministro da Ciência tem "provas dadas"

| País
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 01 dez (Lusa) -- O comissário europeu para a Ciência, Carlos Moedas, disse hoje que o ministro português da tutela, Manuel Heitor, é "um homem de provas dadas" na área, manifestando a total disponibilidade para cooperar com o novo Governo.

"Manuel Heitor, é um homem de provas dadas na ciência, que conhece muito bem a máquina da Europa, conhece o Conselho [Europeu], conhece a Comissão [Europeia] e por isso foi um grande prazer estar com ele, falar com ele, dizer-lhe que estou à disposição para tudo aquilo que seja necessário, como português", disse Carlos Moedas aos jornalistas portugueses, no final do Conselho de Ministros da Competitividade.

O comissário para a Inovação, Ciência e Investigação salientou ainda que Manuel Heitor "é um homem fantástico na ciência em Portugal, que toda a gente conhece e que cá fora também é muito conhecido, portanto junta-se tudo e penso que vai ser uma grande oportunidade".

A União Europeia, salientou Moedas, "trabalha com os governos democraticamente eleitos na Europa", acrescentando que a escolha do novo ministro "é uma mais-valia para a Europa", pelo conhecimento que tem sobre ciência.

"É uma pessoa que eu já ouvia, como comissário", acrescentou.

O ministro Manuel Heitor participou hoje no Conselho de Ministros da Competitividade da UE, em Bruxelas, mas não prestou declarações à imprensa.

IG // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".