Obama pede à Turquia e Rússia que se foquem "no inimigo em comum"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 01 dez (Lusa) -- O Presidente norte-americano, Barack Obama, pediu hoje à Turquia e Rússia que se concentrem no "inimigo em comum", que é o grupo extremista Estado Islâmico (EI), após um encontro com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em Paris.

"Nós conversámos sobre como a Turquia e a Rússia poderiam trabalhar para reduzir as tensões", declarou Obama, no momento em que as relações entre Ancara e Moscovo estão muito difíceis.

"Como disse ao Presidente Erdogan, todos nós temos um inimigo em comum, que é o Estado Islâmico, e quero ter a certeza que nos vamos concentrar sobre esta ameaça", acrescentou.

Turquia e Rússia têm as relações diplomáticas tensas depois de militares turcos terem derrubado um caça russo que atacava forças do Estado Islâmico, alegando que a aeronave havia entrado no seu território.

Desde então, a Rússia tem anunciado o corte das relações, sanções económicas e exigido um pedido de desculpas por parte de Ancara.

CSR // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.