Festival do documentário contemporâneo no Porto com 44 estreias nacionais e 11 mundiais

| Norte
Porto Canal com Lusa

A juventude e a cultura pop são celebradas na II edição do Porto/Post/Doc, um festival que, a partir de hoje e até ao próximo dia 08, apresenta no Porto 66 filmes de 26 nacionalidades, com 44 estreias nacionais e 11 estreias mundiais.

Actualizado 02-12-2015 16:55

O Porto/Post/Doc, festival que conta com um investimento de 150 mil euros e o apoio da Câmara do Porto, vai passar uma média de sete a oito filmes por dia, em dois dos maiores espaços culturais do Porto - o Teatro Municipal Rivoli e o Cinema Passos Manuel -, e nos Maus Hábitos.

Uma homenagem à realizadora belga Chantal Akerman, que morreu no passado mês de outubro, em Paris, uma secção de "Cinema Falado", dedicado à língua portuguesa, outra - "Transmission" - dedicada ao mundo da música, e a secção competitiva o Grande Prémio Porto/Post/Doc, que tem a concurso 12 dos 404 filmes que se candidataram a um prémio de dois mil euros, são alguns dos destaques do certame que vai contar com a presença de vários realizadores.

Na secção Grande Prémio Porto/Post/Doc, que "representa a excelência e diversidade do documentário contemporâneo", destaca-se a estreia mundial de "Las Vegas in Parts", de Luciano Piazza.

"Transmission" compreende as estreias nacionais "Blur: New World Towers", de Sam Wrench, e "Keith Richards: Under The Influence", de Morgan Neville. Na secção "Cinema Falado" vai passar, por exemplo "Porto da Minha Infância", de Manoel de Oliveira, e também as estreias mundiais "Bairrismos", de Pedro Neves, e "A Causa e a Sombra", de Tiago Afonso.

"A toca do lobo", de Catarina Mourão, "Portugal, um dia de cada vez", de João Canijo e Anabela Moreira, "Get Out of the Car", de Thom Andersen, cineasta em foco no certame, "Beixi Moshuo", de Zhao Liang, "The Vanity Tables of Douglas Sirk"/"Os toucadores de Douglas Sirk", de Mark Rappaport, são alguns dos filmes programados.

Durante o Porto/Post/Doc vai decorrer o fórum "Onde Está o Real?", em que se debaterá "A reinvenção do documentário contemporâneo", "Criar, programar, documentar o imaginário" e "Galiza e Portugal: um imaginário comum".

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.