Dragagem retira 43 mil metros cúbicos de areia do canal do rio Ave em Vila do Conde

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila do Conde, Porto, 30 nov (Lusa) - As dragagens no canal do rio Ave, em Vila do Conde, começaram hoje e preveem a retirada de mais de 40 mil metros cúbicos de areia.

No terreno estão já a operar duas dragas de dimensões e características diferentes, que vão retirar areias e inertes que dificultam a navegabilidade no canal,

A presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde lembrou que a intervenção surge "depois de muita insistência da autarquia junto da Direção Geral de Recursos Naturais e da Docapesca".

"É com sentido de dever cumprido que se regista o início dos trabalhos de dragagem do canal do Ave, entre a foz e o núcleo de recreio, incluindo a área da marina", afirmou a autarca, sublinhando a importância do desassoreamento.

"Esta intervenção há muito reclamada pelos vila-condenses é imprescindível para a navegabilidade do canal do rio Ave e viabilizará o uso pleno do núcleo de recreio bem como o estacionamento conveniente da réplica da Nau Quinhentista ali atracada", completou

Elisa Ferraz lembrou que a "utilização sem constrangimentos e em condições de segurança, do rio pelos pescadores que operam a partir do trapiche, no Cais dos Assentos é fundamental", reforçou a autarca.

Por este motivo, a partir do dia 7 de dezembro, as embarcações de recreio atracadas na marina devem ser deslocadas para outro local, para a completa execução dos trabalhos.

A empreitada tem uma duração prevista de cerca de 60 dias e os inertes serão depositados em alto mar.

Ainda este ano, em agosto, tinham sido realizados trabalhos de dragagem na foz do rio Ave, tendo na altura ficado prometida uma nova intervenção, agora iniciada.

JPYG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Já há cinco praias no Norte com vigilância fora de época. Federação estende apelo a todo o país

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores insiste para que a vigilância nas praias se estenda para além da época balnear, em todo o país.