Câmara do Porto quer 23 ME de fundos comunitários para Mercado do Bolhão

Câmara do Porto quer 23 ME de fundos comunitários para Mercado do Bolhão
| Norte
Porto Canal com Lusa

A requalificação do Mercado do Bolhão, no Porto, está avaliada em 27,086 milhões de euros, mas a Câmara espera obter financiamento comunitário de 23,023 milhões, revela o plano preparado pela autarquia para a candidatura ao Portugal 2020.

O documento, a que a Lusa teve acesso, chama-se “Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Porto (PEDU) – Versão da Candidatura Submetida ao Programa Operacional Regional Norte 2020” e vai ser apresentado ao executivo numa reunião extraordinária agendada para quarta-feira.

Em abril, quando apresentou o projeto de recuperação do imóvel, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, explicou que queria candidatar o projeto a fundos comunitários, mas que a reabilitação avançava independentemente disso.

A obra relacionada com o edifício está avaliada em 20 milhões de euros, mas nesta candidatura a fundos comunitários a Câmara contabilizou todos os gastos previstos, nomeadamente com a recuperação da envolvente do mercado e a instalação de um mercado provisório para os comerciantes do Bolhão.

Os 27 milhões de euros incluem, ainda, a construção de um túnel de oito metros de largura e quatro de altura entre as ruas do Ateneu Comercial e Alexandre Braga, de acesso ao piso técnico do futuro Mercado do Bolhão.

No PEDU, a Câmara aponta 2015 como o “ano de início” da recuperação do Mercado.

O documento descreve o Bolhão como um “edifício municipal cuja intervenção o município considera de enorme prioridade, salvaguardando o seu papel de âncora comercial e vivencial no centro da cidade e contribuindo como fator de atratividade de novos residentes”.

Suportado por andaimes desde 2005 devido ao alegado risco de ruína, o mercado do Bolhão, no Porto, teve um primeiro projeto de requalificação em 1998 e foi objeto de muitas promessas eleitorais, mas nunca nada saiu do papel.

Durante os três mandatos de Rui Rio (PSD) na Câmara do Porto, o mercado foi alvo de duas tentativas frustradas de reabilitação.

No fim de 2011, Rui Rio anunciou não poder avançar com o projeto orçado em 20 milhões de euros sem uma comparticipação substancial de fundos comunitários

Nas autárquicas de 2013 o edifício transformou-se na prioridade dos vários candidatos à Câmara do Porto, com Rui Moreira, o independente eleito presidente, a defender uma concessão a privados, um projeto “exequível em 12 meses” e um novo mercado aberto em 2015.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.