Lopetegui reafirma prioridade na I Liga que é "a competição mais importante"

| FC Porto
Porto Canal com imagem de fcporto.pt

O treinador Julen Lopetegui reafirmou hoje que a prioridade do FC Porto é a I Liga portuguesa de futebol, reiterando a necessidade de vencer muitos jogos, incluindo o próximo com o Tondela, para vencer a competição.

Na antevisão do jogo com o Tondela, no sábado, em Aveiro, para a 11.ª jornada da I Liga, Lopetegui disse esperar um adversário que, como todos os outros nos jogos com o FC Porto, coloca muita paixão em jogo e vai obrigar os 'dragões' a mostrar os seus argumentos.

"O Tondela tem uma boa equipa, que já levantou dificuldades ao Sporting, que ganhou no último minuto, e tem feito jogos interessantes. Estou convencido que temos de fazer um bom jogo e os jogadores estão preparados, mentalizados e com vontade de ganhar os três pontos", disse.

O técnico dos 'dragões' abordou ainda o desaire sofrido na terça-feira em casa frente ao Dínamo Kiev (2-0), para a Liga dos Campeões, reconhecendo que "custa sempre um bocado perder, ainda por cima quando se era a única equipa sem derrotas na Europa".

"Temos de encarar com naturalidade, reagir e procurar dar uma boa resposta no jogo seguinte", adiantou o treinador, para quem a Liga dos Campeões "fica agora posta de lado por duas semanas" até ao jogo com o Chelsea no qual "lutará pelo primeiro lugar do grupo".

Embora preferisse "não perder nenhum jogo em cinquenta", Lopetegui afirmou que "assinava por baixo" se lhe dissessem que perdia um dos próximos 18 encontros [que foi o período que o FC Porto ficou sem derrotas].

Em resposta a uma questão sobre como é que encarava a circunstância de o FC Porto não ter ainda nenhuma grande penalidade assinalada a seu favor, o treinador confirmou o que entende ser um facto, mas recusou-se a alimentar polémicas.

"Ninguém sabe quem é o especialista em penáltis no FC Posto e estamos quase em dezembro. É um facto, nada mais", considerou Lopetegui, recusando estabelecer comparações com os números das outras equipas.

De acordo com o técnico, o FC Porto tem é de olhar para o que está sob o seu controle, que é "preparar os jogos, analisar bem os adversários e ter boas atuações em todas as competições -- e são várias em que o clube está envolvido - e ir o mais longe possível".

"Felizmente estamos na luta por muitas competições e queremos continuar assim até ao final", frisou, remetendo para a ocasião a analise ao adversário na Taça de Portugal, o Feirense.

Questionado sobre a importância de manter o líder Sporting a uma curta distância até se defrontarem, Lopetegui adiantou que o FC Porto não olha para o que fazem os adversários, mas sim no que tem de fazer para ganhar jogos.

"O Tondela é o que nos preocupa agora e somar o maior número de pontos para superar todos os rivais. Dar resposta a cada momento do jogo, independentemente do adversário", reconheceu.

O treinador abordou ainda a reação dos adeptos na derrota com o Dínamo Kiev.

"Os adeptos são soberanos e aceitamos de bom grado e temos de reagir. Eles têm razão e temos é de melhorar, não só quando perdemos mas também quando ganhamos. Muitos adeptos estariam contentes por perder um em 18", rematou.

O FC Porto, segundo classificado com 21 pontos, mas menos um jogo, visita o Tondela, 18.º e último classificado com cinco, no sábado, a partir das 20:45, num encontro que vai ser arbitrado por Manuel Mota, da associação de Braga.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.