Polícia britânica alerta para casos de fraude em 'sites' de relacionamentos amorosos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 27 nov (Lusa) -- A polícia britânica alertou hoje para os casos de fraude relacionados com os 'sites' de relacionamentos amorosos na Internet, divulgando a história de uma mulher que foi burlada em 1,6 milhões de libras (dois milhões de euros).

Segundo as autoridades policiais britânicas, a mulher foi enganada por um homem que conheceu através de uma página na Internet dedicada a encontros amorosos.

O homem, que afirmou ser um engenheiro, desenvolveu um relacionamento romântico com a vítima. Com a ajuda de outros cúmplices, que foram apresentados como seus associados, o homem convenceu a vítima a dar-lhes grandes somas de dinheiro durante 10 meses.

Dois membros deste grupo organizado, identificados como Ife Ojo, de 31 anos, e Olusegun Agbaje, de 43 anos, foram detidos e vão ser julgados, na sequência de uma investigação da unidade da polícia especializada em cibercrime e fraude, precisou um comunicado, hoje divulgado.

"No ano passado, 100 vítimas perderam quatro milhões de libras (5,6 milhões de euros) depois de terem sido manipuladas, sem escrúpulos, por homens e mulheres que alegadamente afirmavam amar estas pessoas", afirmou o inspetor da polícia, Gary Miles, acrescentando que estes casos têm "um impacto emocional e financeiro enorme para as vítimas".

Em muitos casos, envergonhadas pela sua ingenuidade, as vítimas destas fraudes não apresentam queixa.

"As vítimas deste tipo de fraude devem compreender que não são estúpidas e que não são um caso isolado. Os burlões são extremamente manipuladores e não medem esforços para convencer as vítimas que estão apaixonados e têm necessidades financeiras", acrescentou o inspetor.

A polícia britânica também divulgou hoje um número de telefone de apoio às vítimas deste tipo de fraudes e um conjunto de conselhos para aqueles que utilizam a Internet para procurar a sua "alma gémea", nomeadamente não fornecer dados de contas bancárias, não ficar impressionado com relatos de situações alegadamente dramáticas e não manter em segredo o relacionamento.

SCA // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.