Programa do Governo PS entregue às 15:00 na Assembleia da República e discutido quarta e quinta-feira

Programa do Governo PS entregue às 15:00 na Assembleia da República e discutido quarta e quinta-feira
| Política
Porto Canal

O programa de Governo do PS será entregue hoje ao Presidente da Assembleia da República cerca das 15:00 e a discussão do mesmo será feita no parlamento na quarta e quinta-feira, decidiu hoje a conferência de líderes.

Inicialmente, a discussão do programa estava pré-agendada para terça e quarta-feira mas o primeiro-ministro, António Costa, está em Paris na segunda e terça-feira para uma conferência internacional sobre clima e desse modo houve o pedido - aceite por todos os grupos parlamentares - de adiar a discussão do programa de Governo.

De acordo com o porta-voz da conferência de líderes, o deputado do PSD Duarte Pacheco, a discussão sucederá na quarta-feira da parte da tarde, a partir das 15:00, e na quinta-feira em dois blocos: pelas 10:00 primeiro e de tarde pelas 15:00.

A conferência de líderes das bancadas parlamentares voltará a reunir-se na sexta-feira para fazer novos agendamentos, previsivelmente até final do ano, indicou Duarte Pacheco.

O primeiro Conselho de Ministros do XXI Governo Constitucional, que teve na agenda a aprovação do programa do executivo, terminou hoje ao fim de duas horas e meia de reunião, disse à Lusa fonte oficial do Governo.

O XXI Governo Constitucional, liderado pelo secretário-geral do PS, António Costa, e apoiado no parlamento pelas restantes forças da esquerda parlamentar (PCP, Bloco de Esquerda e "Os Verdes"), foi empossado na quinta-feira à tarde pelo Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio da Ajuda.

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.